Encontrar alternativas para aumentar a produtividade industrial é uma preocupação constante de toda empresa. Produzir mais significa garantir uma melhor rentabilidade e, consequentemente, alcançar os objetivos e metas traçados no planejamento estratégico. Contudo, para que os ganhos mais elevados se convertam em mais lucro é preciso observar algumas práticas que assegurem maior eficiência nos processos.

Neste artigo, vamos apresentar algumas ações simples para conquistar uma melhoria na produtividade. Claro, são apenas ações iniciais e não dispensam outras mais amplas e estratégicas, bem como investimentos relevantes e um grande esforço nas áreas comercial, de tecnologia e gestão de pessoas. Ainda assim, são excelentes pontos de partida. Siga lendo e confira!

Como aumentar a produtividade industrial

Aumentar a produtividade industrial requer uma série de iniciativas, mas determinadas atitudes podem funcionar como bases para promover um cenário muito positivo em benefício de melhorias relevantes nos processos e resultados. Acompanhe algumas dicas para saber por onde começar!

1 – Investimento em automação

Automatizar os processos permite alocar a mão de obra em atividades mais estratégicas e que exijam planejamento e conhecimentos específicos. Neste cenário, os trabalhos mais operacionais passam a ser responsabilidade de máquinas e robôs. Naturalmente que, em um primeiro momento, isso pode exigir um investimento mais elevado. Mas, em médio e longo prazo, esse valor se paga.

Isso porque a automação permite produzir durante todos os dias da semana, em todas as horas do dia, de modo constante e com taxas de erros e desperdícios reduzidas, além de aumentar a qualidade da manufatura. Esse tipo de tecnologia ainda diminui custos com folha de pagamento.

Por fim, vale lembrar que a automação é um dos princípios da Indústria 4.0. Empresas que queiram se mostrar competitivas para os novos momentos do mercado precisam ter este conceito como um elemento importante do planejamento estratégico.

2 – Treinamento das equipes

Como os colaboradores estarão focados em trabalhos mais estratégicos, é fundamental que eles sejam constantemente treinados. Esse cuidado é capaz de elevar a qualidade do que a sua empresa produz, aumentando o valor agregado do seu produto. Trata-se, também, de um investimento que assegura à empresa que o colaborador está, de fato, aplicando seus conhecimentos.

Afinal, não basta contratar profissionais qualificados. É importante que eles atuem com todo o seu potencial para aumentar a produtividade industrial com qualidade. Outro benefício de treinamentos constantes é permitir a manutenção do padrão de qualidade da empresa e o reforço na cultura organizacional, o que também aumenta a motivação.

3 – Terceirização do que não for atividade-fim

A terceirização é o melhor caminho para que, entre os processos do seu negócio, não haja a preocupação com o gerenciamento de demandas que não correspondam diretamente à sua produção. Zeladoria, segurança e logística são algumas das rotinas que podem ser delegadas a empresas especializadas. Contudo, além dessas, destacamos também as impressões.

Você pode até não ter essa percepção, mas as impressões estão diretamente ligadas ao desafio de aumentar a produtividade industrial. E com o outsourcing de impressão, o custo sobre essa atividade incide apenas sobre aquilo que se imprime. Isso motiva uma cultura de ponderação, privilegiando a documentação apenas de versões finalizadas e desestimulando cópias coloridas não necessárias, por exemplo, bem como o uso pessoal desse tipo de funcionalidade.

Além de tudo, a contratação de um fornecedor especializado para essa atividade proporciona um planejamento estratégico da disposição das impressoras na empresa, de maneira que nenhum setor fique pouco assistido e também que cada área tenha exatamente o equipamento que necessita. Quer dizer, não é preciso uma máquina com impressão colorida para todos.

Consequentemente, os custos com manutenção, compra e atualização das impressoras e suporte técnico são eliminados, já que tudo isso faz parte das demandas do fornecedor.

A importância da mudança de cultura para produzir mais

Como dissemos, aumentar a produtividade industrial exige muitas movimentações na empresa. As três que apresentamos anteriormente são apenas o início de um processo mais abrangente que envolve, inclusive, a preocupação com o uso de metodologias modernas, como o lean factoring, baseado na ideia de uma manufatura enxuta, que simplifica os processos para reduzir valores e ganhar velocidade e qualidade.

Além disso, junto ao outsourcing de impressão para indústrias, também é possível terceirizar o trabalho de coleta de dados, impressão térmica e impressão de etiquetas e rótulos industriais. Todas essas são demandas de uma indústria organizada e bem-estruturada, mas que podem ser delegadas a uma empresa especializada para assegurar mais efetividade no trabalho e otimização dos custos.

E são precisamente estas soluções que a Copylink, em parceria com a TR Service, oferece à sua empresa. Por isso, precisando de serviços de impressão que otimizem seus custos e processos, conte com a gente!

Caso tenha restado alguma dúvida sobre o assunto que tratamos neste artigo e a respeito de como a infraestrutura de impressão tem papel importante no desafio de aumentar a produtividade industrial, é só entrar em contato com a gente!