O consumidor do comércio varejista está cada vez mais exigente e buscando mais praticidade e agilidade na hora de fazer suas compras. Por isso, para atendê-lo e cativá-lo é preciso mais do que saber falar a sua língua. É necessário entregar um serviço de excelência! E entre os aspectos que precisam de cuidado está a impressão de qualidade de cartazes promocionais e etiquetas de preços.
À primeira vista, esse tipo de detalhe pode parecer algo pequeno ou até mesmo sem importância, mas acredite, não é nada disso! Uma pesquisa feita pela Nielsen¹ apontou que, em média, 70% das decisões de compra são feitas na frente da gôndola e que os compradores gastam apenas 15 segundos diante dela. Isso quer dizer que ou você disponibiliza uma informação com qualidade sobre o produto para o consumidor ou vai perder a venda.
É isso mesmo que você pensou: cartaz sujo, etiqueta rasgada ou apagada, informação pela metade, cartaz em local errado… Tudo isso só vai fazer o cliente passar direto pelos produtos e, provavelmente, reclamar da desorganização depois. Mas fique tranquilo, estamos aqui para mostrar como fazer uma impressão de qualidade de cartazes promocionais no comércio varejista e melhorar a sua comunicação com os consumidores!
Como ter uma impressão de qualidade de cartazes promocionais
Como dono ou gestor de um comércio varejista, parece injusto pensar que um cartaz promocional ou uma etiqueta de preço pode arruinar toda uma estratégia de vendas só porque a impressão ficou borrada ou a resolução da imagem não ficou adequada, não é verdade? Porém, para o consumidor, esse tipo de detalhe conta muito!
Na cabeça dele, se você não tem cuidado com essas particularidades que não exigem tanto esforço para ficar bom, também não zela por aquilo que demanda mais trabalho e precaução, como o armazenamento dos produtos perecíveis, o atendimento às regras sanitárias e a gestão fiscal, por exemplo.
Por isso, na hora de planejar a comunicação visual do seu comércio varejista, é preciso dar atenção especial para alguns pontos a fim de conseguir uma impressão de qualidade. Podemos dividi-los em práticos e estratégicos, para ficar mais fácil de você entender o que estamos falando. Acompanhe!
Aspectos práticos de uma impressão de qualidade de cartazes promocionais
Os aspectos práticos são aqueles que o consumidor vê quando entra no seu comércio. Estamos nos referindo ao tipo de papel, às fontes e tamanhos dos textos, às cores, ao conteúdo que está impresso, entre outros. Em um primeiro momento, pode não parecer, mas todos esses itens dizem respeito a uma impressão de qualidade de cartazes promocionais.
Imagine um cartaz tamanho A4 colocado na sessão de vinhos de um supermercado que, além do preço, também tem um texto com a origem do produto e uma tabela de harmonização. Tudo isso impresso em cores não complementares sobre um papel brilhante que reflete a luz do ambiente. Com certeza, esse é o tipo de material que afugenta o cliente.
Então, escolha o tipo de papel que combina com o ambiente do seu comércio, assim como as cores e a quantidade de informação adequada para o tamanho do cartaz. Para conteúdos especiais, como no caso de queijos e vinhos, é interessante pensar em outro tipo de material impresso, que não tenha essa característica de cartaz promocional, que exige uma leitura mais rápida e dinâmica.
E fique atento: mesmo que não haja uma troca de preços, renove os cartazes e as etiquetas da sua loja pelo menos a cada 15 dias. Poucas coisas causam uma má sensação nos consumidores quanto um material amarelado, rasgado e sujo. Isso demonstra descaso total da administração da loja e é essa a sensação que seus clientes levarão com eles. Lembre-se que cartazes e etiquetas fazem parte da identidade visual do comércio e, por isso, devem estar sempre em bom estado.
Aspectos estratégicos de uma impressão de qualidade de cartazes promocionais
Se o prático é aquilo que o consumidor vê, podemos dizer que o estratégico é o que cliente não vê, pelo menos não diretamente. Ele está ligado à impressão propriamente dita, ou seja, estamos falando dos equipamentos usados para reproduzir os cartazes promocionais e as etiquetas de preços, assim como dos softwares usados para criar esses materiais e manter a identidade visual da empresa.
Para ter um controle sobre o aspecto estratégico, o ideal é contar com fornecedores especializados que possam entregar não só um serviço de qualidade, mas a excelência necessária para conquistar e fidelizar clientes. Por isso que você precisa conhecer a parceria inédita entre a Copylink e a Pricefy, que está entregando ao comércio varejista uma solução completa em cartazeamento.
Enquanto a Copylink fica responsável por fornecer equipamentos, suprimentos e assistência técnica especializada, a Pricefy automatiza a criação e a produção dos cartazes promocionais por meio de um software especialista. Dessa forma, o seu comércio varejista ganha muito mais inteligência na comunicação e produtividade, ao mesmo tempo em que reduz custos e amplia os resultados!
Para saber melhor como funciona essa parceria e como contar com as nossas soluções no seu comércio varejista, entre em contato com a nossa equipe. Estamos prontos para atendê-lo. Você também pode fazer o download de um material especial que fizemos sobre a união Copylink e Pricefy e como ela pode beneficiar o comércio varejista. É clicar na imagem abaixo!
¹ Nielsen