Jack Welch, ex-CEO da General Eletric e lendário por suas habilidades como gestor, certa vez disse que não se pode “fazer o trabalho de hoje com as ferramentas de ontem se pretendemos estar no mercado de amanhã”. A frase, que destaca o peso da inovação, também diz muito sobre a importância dos investimentos em tecnologia e em equipamentos de informática adequados para a garantia das vantagens competitivas no mercado!

A gente explica: apesar de comum, a prática de manter em operação aqueles aparelhos que não estão mais nas melhores condições de funcionamento pode ser tornar um problemão para a rotina de um negócio. Além de impactar na produtividade dos funcionários, contar com equipamentos de informática obsoletos certamente representa perda constante de tempo e de dinheiro.

Afinal, com o suporte técnico fora de cena, a tendência é de que máquinas como computadores, impressoras, projetores e copiadoras quebrem com mais frequência, aumentando os custos com manutenção e prejudicando a rotina de trabalho das equipes. Pode parecer pouca coisa, mas a repetição desse tipo de situação pode empurrar as contas e o faturamento para o vermelho!

Equipamentos de informática obsoletos: saiba como eles prejudicam o negócio

Registros perdidos, defeitos na impressão, travamentos inesperados e erros na leitura e na gravação de dados são algumas das consequências bem conhecidas que o uso de equipamentos de informática desatualizados acarreta. Há casos, contudo, em que os desdobramentos dessa prática são ainda mais custosos e, por isso, organizamos alguns deles aqui. Confira:

1 – Baixa produtividade

Vamos pensar em um exemplo prático: em uma empresa que trabalha com a impressão de modelos 3D, um computador é responsável por fazer a leitura de todos os projetos gráficos e enviar os dados para a impressora. Contudo, o alto investimento na aquisição dessa tecnologia 3D exigiu que outros custos fossem reduzidos e, para equilibrar as contas, nenhum novo computador foi adquirido — continuou sendo usada uma máquina mais antiga que, aos trancos e barrancos, consegue cumprir as funções por enquanto.

O problema é que o software é pesado demais e, por isso, aquele computador mais velho começou a apresentar problemas. Agora, mesmo com uma tecnologia 3D de última geração em mãos, os times precisam refazer projetos, acionar a manutenção e prolongar prazos de entrega por conta de um computador antigo. Péssimo, não é mesmo? E isso vale para qualquer tipo de equipamento de informática, sem contar todas aquelas horas que as equipes vão passar aguardando a finalização dos reparos e recuperando o fluxo de trabalho atrasado.

2 – Lucratividade comprometida

Ainda pensando no exemplo do tópico anterior, já vimos que, por conta das paradas, a impressora 3D novinha está passando mais tempo inativa do que produzindo, retardando cada vez mais o retorno sobre o investimento e afetando os prazos de entrega e de execução de projetos na empresa. Como consequência, o rendimento é mais baixo do que o esperado, comprometendo a produtividade e criando um déficit no lucro do negócio.

O mesmo se aplica quando pensamos nos empreendimentos que usam parques gráficos desatualizados: com o tempo, até mesmo a melhor das impressoras vai passar a consumir mais tinta, mais energia e, claro, a imprimir de forma mais lenta, apresentando, inclusive, falhas durante o processo. Em outras palavras, perpetuar seus equipamentos, em algum momento, vai trazer prejuízos, mesmo que eles sejam silenciosos!

3 – Riscos para a segurança da informação

Equipamentos de informática obsoletos também podem representar um grande risco de segurança da informação para as empresas. Questões como vazamento de dados sigilosos e falhas na integridade das informações são capazes de gerar perda de confiabilidade dos clientes na sua empresa, inviabilizando novos negócios e reduzindo sua vantagem competitiva no mercado. Tenha em mente que, quando as operações são realizadas em máquinas antigas, sua empresa fica mais vulnerável a invasões e ciberataques.

Além disso, a vulnerabilidade nos seus softwares e aplicativos pode permitir alterações nos dados e informações por pessoas não autorizadas ou até mesmo a entrada de registros incompletos e incorretos, que podem induzir à tomada de decisões administrativas e financeiras equivocadas.

4 – Manutenção cada vez mais cara

Não adianta dizer que renovar todos os seus equipamentos de informática é um processo barato — sabemos que não é bem assim. O problema é que muitas empresas acabam esquecendo de acompanhar de perto os gastos anuais com manutenção e não percebem que, no fim das contas, os custos nem sempre são tão diferentes!

Isso porque também é necessário levar em conta o tempo gasto na resolução de problemas com paradas não programadas, o que, dependendo do equipamento, pode significar várias equipes paradas e com a produtividade comprometida por horas ou até dias! Mesmo as tão famosas manutenções preditivas possuem um certo grau de interferência na rotina de trabalho e, colocando tudo na ponta do lápis, o custo desses atrasos também pode surpreender.

Como o outsourcing de impressão pode ser um parceiro poderoso da sua empresa

É claro que ninguém quer se desfazer de um equipamento que ainda entrega uma performance razoável antes da hora. Ao mesmo tempo, vimos neste artigo que um maquinário obsoleto geralmente significa uma cascata de problemas esperando para cair. Nesse contexto, o verdadeiro desafio está em encontrar o equilíbrio operacional sem colocar a produtividade em risco.

Mas saiba que, diferentemente do que muitos pensam, resolver esse problema não é nenhum bicho de sete cabeças! O outsourcing de impressão é uma alternativa bem consolidada e extremamente eficaz que cumpre essas tarefas ao mesmo tempo em que mitiga os gastos desnecessários e mantém a eficiência da operação, garantindo os recursos que a sua empresa precisa.

Um belo exemplo é a Copylink, uma parceira que assume toda a responsabilidade pelo dimensionamento, implementação e aquisição de infraestrutura de impressão, facilitando e agilizando os fluxos operacionais, atualizando constantemente o seu parque tecnológico e, assim, garantindo que suas equipes atuem sempre com seu máximo potencial produtivo! Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar você!