Você sabia que é possível economizar até 60% na impressão de documentos médicos de imagem trocando películas de filme por papel? É isso mesmo! Com a impressão digital de exames em papel, além de reduzir custos, você ainda consegue alcançar ótimos resultados diante dos pacientes, pois garante um diagnóstico rápido e assertivo com arquivos de alta qualidade.

Em todo o país, várias redes de hospitais e clínicas estão adotando o uso de computadores, impressoras e papel no lugar de filmes radiológicos, líquidos de revelação e salas escuras. Essa escolha traz diversas vantagens para a área de saúde ― já vimos algumas no início do texto, mas elas não param por aí. Siga com a gente, conheça mais benefícios e saiba como desfrutar deles na sua unidade de saúde!

Como ocorreu a substituição do filme por papel

Para entendermos as vantagens, primeiro precisamos conhecer o caminho que levou hospitais e clínicas até a impressão de documentos médicos de imagem em papel. Foi um longo processo, que aconteceu seguindo a evolução das ferramentas e softwares voltados para a área médica, o que garantiu diagnósticos cada vez mais precisos e seguros.

Se olharmos para a especialidade de radiologia isso fica bem claro. O protocolo seguido pelo radiologista era analisar as imagens impressas na película de filme e, com base nisso, emitir o laudo que era entregue ao paciente junto com o exame. A função da película era, então, ser um mecanismo para o diagnóstico médico, integrar o histórico para futuros exames ou ser entregue ao paciente.

Hoje, com as soluções tecnológicas para a produção de laudos e o armazenamento de dados, o radiologista consegue ter todas as imagens do exame digitalizadas, permitindo uma análise mais detalhada e, por consequência, um laudo médico mais assertivo. Assim, o arquivo entregue ao paciente pode ser impresso em papel, o que gera economia para a clínica ou hospital.

As vantagens da impressão de documentos médicos de imagem em papel

Um dos ganhos mais claros da impressão de documentos médicos de imagem em papel é a redução de custos. Isso ocorre por dois fatores: primeiro, o papel é muito mais barato que a película de filmes; segundo, não é necessário montar a infraestrutura de revelação, adquirir insumos e nem contratar uma equipe especializada.

E as vantagens para hospitais e clínicas não se limitam à economia financeira. Veja só:

1 – Integração com outros sistemas

Geralmente, as soluções desenvolvidas para imprimir e armazenar documentos médicos de imagem permitem a integração com outros sistemas de gestão da informação, como:

– RIS (Radiology Information System ou Sistema de Informação de Radiologia);
– PACS (Picture Archiving and Communication System ou Sistemas de Arquivamento e Comunicação de Imagens);
– HIS (Hospital Information System ou Sistema de Informação de Hospital).

Dessa forma, fica muito mais fácil fazer o gerenciamento das redes de hospitais e clínicas, garantindo o uso eficiente dos recursos.

2 – Aumento da produtividade

Com a incorporação, obtém-se também mais produtividade, pois ela torna os processos de gestão muito mais eficazes. Ao integrar os procedimentos, surge a possibilidade de imprimir diversos tipos de documentos a partir de uma única impressora de alta velocidade e processamento, ou seja, é possível fazer um volume maior de impressões em menos tempo.

3 – Ampliação da qualidade

Quem acredita que a impressão digital de documentos médicos em papel tem qualidade inferior à película em filme está bem enganado. Com as impressoras digitais, os exames médicos de imagem podem ter alta resolução e qualidade fotográfica. Alguns equipamentos podem, inclusive, reproduzir imagens em 3D e oferecer melhor visualização dos documentos.

Com essa tecnologia é possível obter imagens coloridas e em tons de cinza, tratar individualmente cada uma delas e, ao mesmo tempo, reproduzir os documentos em cores vibrantes. A solução ainda proporciona grande fidelidade de cor entre o que foi exibido no monitor e o que foi impresso, garantindo confiabilidade e estabilidade para alcançar os melhores resultados.

4 – Possibilidade de customização

As soluções que fazem a impressão de documentos médicos de imagem possibilitam que os equipamentos laboratoriais se comuniquem com a impressora de forma direta, permitindo que os arquivos sejam customizados. Os especialistas podem, por exemplo, fazer a impressão de imagens em cores ou em preto como se fosse uma película de filme.

Além disso, essa comunicação direta permite que sejam criados layouts de impressão e que sejam inseridos logotipos, informações do paciente e identificação do hospital ou da clínica, aumentando, assim, a confiabilidade na apresentação dos resultados.

5 – Sustentabilidade ambiental

Tão cara a vários empreendimentos, a preservação ambiental também é um tópico que ganha destaque no universo de clínicas e hospitais. Então, investir no uso de papel, que é considerado ecologicamente correto, pois pode ser descartado em lixo comum e reciclado após sua utilização, é uma iniciativa vista com bons olhos pelos pacientes e parceiros, o que gera valor para os estabelecimentos.

Já as películas de filme e os líquidos da revelação precisam ser descartados por meio de uma empresa especializada, pois se trata de lixo tóxico, o que pode ter altos custos. Porém, investir no tratamento adequado para cuidar desses insumos é outra maneira de mostrar a responsabilidade com o meio ambiente.

Diante de todos esses benefícios, você pode estar pensando que para ter toda essa tecnologia no seu hospital ou clínica médica vai precisar fazer um alto investimento em equipamentos, não é mesmo? Afinal de contas, como a sua gestão vai conseguir fazer essa mudança?

Invista em um outsourcing de impressão!

Para evitar a necessidade de fazer um alto investimento em máquinas e suprimentos, muitos empresários da área médica e gestores de hospitais e clínicas estão apostando na contratação de um outsourcing de impressão. Isso significa que no lugar de alocar recursos para a compra de equipamentos próprios, manutenção deles e contratação de equipe dedicada para esse processo, é feita a terceirização do serviço de impressão digital de exames em papel.

Nesse caso, tudo fica por conta da empresa contratada: desde o planejamento dos tipos e quantidades de equipamentos necessários para as atividades até a substituição das máquinas quando necessário. Isso inclui o controle do que é impresso, o monitoramento e a reposição de insumos e, ainda, a manutenção das impressoras.

Aqui na Copylink, você encontra tudo isso! Entre em contato conosco e veja como podemos ajudá-lo a transformar a impressão de documentos médicos de imagem. E se quiser saber mais sobre por que adotar o outsourcing de impressão no seu estabelecimento, faça o download do nosso e-book sobre o assunto. É grátis!