A inovação tecnológica trouxe novas possibilidades para todos os mercados, inclusive para o gráfico. Se antes as gráficas estavam presas às demandas das grandes tiragens por conta do tipo de equipamento e método de reprodução, agora, com a impressão digital, elas podem expandir seus serviços e aumentar a variedade do seu portfólio.

As novas impressoras e o desenvolvimento de softwares de impressão deram às gráficas a possibilidade de diversificarem seus produtos, oferecendo itens de maior valor agregado aos clientes, com aplicações diferenciadas e criativas. E são algumas dessas aplicações entregues pela impressão digital que vamos ver neste artigo. Siga com a gente!

Aplicações em que a impressão digital pode ser usada

Separamos aqui 4 aplicações em que a impressão digital pode ser usada na sua gráfica. Se você ainda não utiliza essa tecnologia no seu negócio, este artigo pode ser o pontapé inicial para ampliar o seu catálogo de serviços. E caso esteja montando a sua própria gráfica, talvez sirva de inspiração com algumas ideias. Confira:

1 – Impressão digital de fotografia

O ponto principal da impressão digital de fotografia é ter o equipamento específico, pois é ele que vai entregar a qualidade desejada no resultado das impressões. Este é um nicho que pode ser bastante explorado, pois as impressoras domésticas têm recursos limitados para executarem esse trabalho, deixando o caminho livre para as gráficas digitais ocuparem esse espaço no mercado.

Além da qualidade, em uma gráfica é possível escolher entre diferentes tipos de papel para a impressão, inclusive o fotográfico, todos com durabilidade prolongada. Junte isso ao fato de poder escolher um tamanho personalizado de impressão!

Na gráfica, ainda é possível oferecer serviços extras à impressão, como a produção de álbuns de casamento, aniversário, formatura, entre outros. Esse é tipo de aplicação que tem o objetivo de fidelizar o cliente, pois você deixa de vender apenas um produto ou serviço e passa a entregar uma experiência.

Sem esquecer, claro, que é possível disponibilizar os serviços de impressão digital de fotografia para fotógrafos profissionais que terceirizam a produção de seus álbuns. Uma boa dica é fechar parcerias para a produção de álbuns ou serviços de acabamento específico para a reprodução digital do trabalho deles.

2 – Impressão digital de livros

Esta é uma maneira pela qual pequenos autores estão conseguindo viabilizar a impressão de seus livros sem a necessidade de um grande investimento e sem depender de uma editora. Hoje, já existem gráficas digitais equipadas com impressoras capazes de imprimir livros com tanta qualidade quanto as gráficas tradicionais.

Ao imprimir em uma gráfica digital, o autor consegue editar e revisar sua obra antes de rodar novas cópias. Outra vantagem é a questão financeira. Com a impressão digital, o ganho percentual é maior do que quando se imprime por uma editora, que geralmente cede apenas de 10% a 15% do lucro sobre cada livro vendido. E como a tiragem é pequena, o gasto com a logística acaba sendo reduzido também, deixando de ser uma preocupação.

A impressão digital de livros ainda pode ser uma alternativa para escolas e empresas que precisam de material personalizado, pois eles podem ser impressos exatamente conforme a demanda, gerando economia e evitando o desperdício.

3 – Impressão digital de rótulos e embalagens

A impressão digital de rótulos e embalagens personalizados é uma das aplicações mais divulgadas quando falamos em diversificar o portfólio. Isso acontece porque esses pequenos pedaços de papel impressos deixaram de ser apenas algo informativo para se transformarem em materiais que funcionam como divulgação de uma mercadoria.

Atualmente, há produtos que são reconhecidos pelo rótulo que ostentam ou pela embalagem diferenciada que o consumidor leva para casa. Com a impressão digital, puderam passar a ser impressos em pequenas quantidades, atendendo demandas mais específicas, como itens comerciais de edições limitadas e embalagens de presentes personalizados.

Você pode, por exemplo, imprimir um rótulo comemorativo de uma data festiva ou personalizar as embalagens de presente de fim de ano de uma empresa na quantidade exata, evitando qualquer desperdício.

4 – Impressão digital de fotoprodutos

Para fechar a nossa lista, temos a impressão digital de fotoprodutos, que trata da personalização de objetos, como canecas, almofadas, camisetas, bonés e chinelos. Essa é uma forma encontrada pelas pessoas para restaurar peças e decorar ambientes usando itens customizados. Geralmente, a customização de produtos é feita de duas maneiras: transfer ou impressão direta no produto.

A impressão por transfer ocorre, basicamente, pela ação de calor e pressão sobre o papel de transferência que contém a imagem em cima do objeto que ser quer personalizar. Com a impressão digital, surgiu a possibilidade de imprimir diretamente sobre o produto, sem a necessidade de usar o transfer.

Os equipamentos mais usados são de impressão digital para tecidos, em que a reprodução é feita direto no produto final. Esse método pode ser aplicado na produção de almofadas, camisetas, bonés, entre outros itens. O setor da moda usa muito essa técnica, pois existe uma exigência grande pela personalização.

Conte com um bom parceiro de soluções para gráficas

Bom, vimos até agora formas de diversificar o portfólio da gráfica digital. Porém, sabemos que isso só é possível se ela contar com equipamentos de última geração, capazes de acompanhar as demandas e necessidades dos clientes. Afinal, não é nada fácil comportar a impressão de fotografias, rótulos, embalagens, livros e fotoprodutos em apenas um lugar, certo?

Não é fácil, mas é totalmente possível, pois não é preciso comprar os equipamentos para oferecer um serviço de qualidade aos clientes da sua gráfica. Você pode contratar um outsourcing que ofereça soluções para gráficas e impressão digital. Assim, os custos ficam sob controle e não exigem um investimento inicial fora do orçamento.

Na hora de escolher o seu parceiro de outsourcing, a nossa dica é a Copylink. Com mais de 20 anos no mercado, a nossa empresa trabalha com os últimos lançamentos do mercado quando o assunto são impressoras. Além disso, atendemos gráficas de todos os portes que recebem pedidos de impressões com quantidades variadas. Entre em contato com a gente para saber mais!