O outsourcing de impressão para clínicas e hospitais é muito mais do que uma forma de facilitar o atendimento aos pacientes. Tem a ver com produtividade, eficiência, economia e até gestão de tempo. Essas questões, naturalmente, impactam positivamente no atendimento, mas resolvem necessidades bem mais abrangentes das instituições de saúde.

Se você tem dúvidas sobre como a correta escolha de impressoras para consultórios ou hospitais pode ter um efeito tão completo no dia a dia desses estabelecimentos, fique atento a este artigo que nós vamos esclarecer todos os pontos!

Como o outsourcing de impressão para clínicas e hospitais atua

O outsourcing de impressão para clínicas e hospitais não se limita à contratação de uma empresa terceirizada para fornecer os equipamentos necessários a essa atividade. Ela garante manutenção, gestão dos recursos, cuidados com a segurança e a privacidade das informações, acompanhamento do cumprimento da política de impressões e outras ações relacionadas.

É por meio desse serviço que é realizado o mapeamento das necessidades de cada setor e dos equipamentos mais precisos para cada trabalho. A partir disso, são definidas as configurações para a impressão de documentos médicos com a qualidade e resolução necessárias para o melhor atendimento aos pacientes, bem como alocadas as máquinas mais adequadas para os demais setores fora da ala médica.

Esses cuidados profissionalizam o processo de impressão para consultórios, clínicas e hospitais, reduzem a necessidade de inúmeros equipamentos em diferentes setores (pois auxiliam em uma gestão centralizada) e ainda garantem uma série de benefícios capazes de oferecer os mais elevados padrões de atendimento.

Mais qualidade na avaliação dos exames e no atendimento

O outsourcing de impressão para clínicas e hospitais permite a configuração individual dos equipamentos de acordo com as necessidades de cada área. Assim, os exames são documentados com melhor qualidade, dentro das especificações necessárias para as diferentes demandas e especialidades.

Por essa razão, também é possível abrir mão do filme radiográfico (conhecido como filme dry). Além de dificultar o processo de descarte (sobre o qual falaremos no próximo tópico), ele não tem a mesma nitidez de uma impressão mais detalhada. Com resolução melhor, a visualização fica mais compreensível para enfermeiros e até para os pacientes, ajudando em uma leitura médica precisa.

Um diagnóstico rápido e correto permite consultas e procedimentos em menor tempo, garantindo um atendimento focado e mais humanizado tanto para quem está no consultório quanto para quem aguarda na sala de espera. Enfim, é benéfico para todos os envolvidos!

Controle de custos e respeito à sustentabilidade

O outsourcing de impressão para clínicas e hospitais facilita a gestão e a redução de custos para a compra de insumos necessários para as impressoras. Cartuchos, toners e papéis estão inclusos no serviço e têm descarte correto realizado pela empresa responsável pelos equipamentos, desobrigando seu consultório, clínica ou hospital dessa preocupação adicional.

Como a cobrança é por volume de impressões, a consciência pela sustentabilidade por meio do uso consciente de papel é estimulada. A substituição dos filmes radiográficos por papel também é um benefício ecológico e econômico, pois reduz custos com câmara escura e evita a necessidade de descartes especiais para radiografia.

Acima de tudo, a correta calibragem dos equipamentos minimiza o consumo de tintas e outros insumos, permitindo um melhor aproveitamento de todas as peças e funções da impressora, aumentando a vida útil dela e reduzindo a necessidade de reimpressões corretivas.

Equipamentos atualizados e manutenção em dia

A manutenção das impressoras para consultórios, clínicas e hospitais a cargo de uma empresa de outsourcing de impressão é responsabilidade deste fornecedor. Ou seja, em vez de se preocupar com tal procedimento, você delega a uma terceirizada que cuide da sua infraestrutura gráfica.

Portanto, atrasos na entrega de documentos médicos, gargalos no fluxo de atendimento diário por falta de equipamentos ou qualquer problema do tipo são situações que deixam de ocorrer. Afinal, com a manutenção preventiva e corretiva fazendo parte do trabalho, as impressoras ficam sempre disponíveis. E se numa eventualidade algum problema acontecer, ela é substituída rapidamente.

Quando as máquinas começarem a ficar obsoletas e não atenderem ao padrão de qualidade exigido, elas são atualizadas, sem custos adicionais. É uma possibilidade que a compra de um equipamento novo não dá.

Ao comprar uma impressora, é comum querer aproveitá-la pelo máximo de tempo possível. Mas isso pode acabar comprometendo toda a qualidade pretendida e até a otimização dos custos, já que uma infraestrutura obsoleta exige mais recursos para manutenção. Sem essa preocupação, os profissionais podem se dedicar integralmente àquilo que precisam fazer: cuidar dos seus pacientes.

Para além das impressões, em que o outsourcing pode ajudar?

O outsourcing de impressão também possibilita controlar tudo o que é impresso ou copiado, reduzindo os riscos com violação de privacidade e acesso a informações confidenciais. O cuidado para evitar esse tipo de situação é muito importante, especialmente em locais da área da saúde.

Você sabe: exames clínicos, diagnósticos e tratamentos médicos são questões bastante sensíveis. Prezar pelo sigilo é mais que uma garantia de bom atendimento e respeito aos pacientes: é um dever profissional. E isso fica muito mais fácil com o outsourcing de impressão para hospitais, clínicas e consultórios.

A substituição de alguns processos físicos por soluções digitais e automatizadas também contribui para o meio ambiente, para agilidade e qualidade nos atendimentos, para o controle de custos e para o sigilo das informações. Quer dizer, tudo no outsourcing de impressão está interligado!

Esperamos que este artigo tenha sido esclarecedor e lhe ajude a tomar uma decisão estratégica para a qualificação das rotinas e do atendimento em sua clínica, consultório ou hospital. Se ficou alguma dúvida, fique à vontade para falar conosco. Estamos sempre à sua disposição, inclusive oferecendo o serviço de outsourcing de impressão digital de documentos médicos. Com ele, você aperfeiçoa o processo de diagnóstico por imagem, diminui custos e ganha agilidade!