Imprimir arquivos no formato digital já faz parte do cotidiano e facilita muito a vida das pessoas. Mas a chegada dessa tecnologia não fica somente no âmbito pessoal não. Para o mercado gráfico, esse novo método ajuda a ampliar e diversificar as ofertas de serviços, aumentando a lucratividade. E os benefícios da impressão digital para as gráficas não param por aí!

Com essa nova opção, que veio se juntar ao offset, um dos modelos mais conhecidos e usados no mercado, as empresas que trabalham com impressão ganham muito mais agilidade, versatilidade e qualidade. Além disso, se elas fizerem um bom atendimento e souberem reaproveitar os materiais, ainda conseguem reduzir bastante os custos.

Siga com a gente e entenda melhor os benefícios da impressão digital para a sua gráfica!

Impressão digital X impressão offset

Já que falamos em impressão digital e impressão offset, vamos explicar cada uma delas antes de partirmos para os benefícios. A impressão offset é caracterizada por ser um processo indireto. Ela usa matrizes a partir de chapas de alumínio que servem como meio de gravação e transferência da imagem para o substrato.

As cores usadas em offset são impressas uma após a outra, cada uma a partir de uma matriz — uma para cada cor. São as cores CMYK, que formam as imagens por adição de pigmentação. É o método mais utilizado, pois permite uma alta qualidade e a impressão em diversos substratos e gramaturas, do papel ao plástico, em máquinas planas ou rotativas.

Na impressão digital, boa parte desse trabalho é eliminada. Em alguns equipamentos, por exemplo, as cores são impressas de uma única vez e de forma direta, sem uso de matrizes ou qualquer outro intermediário. Por isso, o custo de acerto da máquina é reduzido e é possível imprimir apenas uma unidade ou dados variáveis. Este sistema é bastante utilizado para provas de impressão, impressão de dados personalizados e pequenas tiragens.

Mas afinal, qual dessas impressões é melhor? Depende. Na verdade, tudo depende das necessidades do seu projeto. Para impressões em grandes tiragens, na casa dos milhares, a impressão offset pode ser a melhor opção. Agora, se o prazo é curto, o número de impressos é pequeno ou contém informações variáveis, a impressão digital é a solução.

Pensando em uma gráfica que quer ampliar a variedade de serviços, como a personalização de impressos, e também melhorar alguns aspectos do atendimento, como agilidade e qualidade, daí a resposta é mais certeira: impressão digital!

5 benefícios da impressão digital para a sua gráfica

Aqui, separamos os principais benefícios que a impressão digital pode trazer para as gráficas, tanto no sentido de expandir o seu catálogo de serviços quanto de melhorar a questão financeira, pois há um visível aumento dos lucros e uma redução dos custos. Veja só:

1 – Alta qualidade de impressão

Hoje, dificilmente você vai encontrar um método que desafie a alta qualidade da impressão digital. Isso ocorre, principalmente, devido à constante inovação aplicada aos equipamentos, que permitem uma excelente reprodução por meio de diversas mídias e utilizando variados substratos. A qualidade não é perdida nem quando surge a necessidade de fazer uso de dados variáveis.

2 – Mais flexibilidade e versatilidade

Por atender a um perfil de clientes extenso e variado, que vai desde sinalização, decoração de interiores, marketing e moda até embalagens, rótulos e afins, a impressão digital oferece flexibilidade e versatilidade, permitindo a produção de tiragens curtas e longas em vários materiais e produtos. As possibilidades são praticamente infinitas, indo muito além do toner no papel.

Com impressão eco solvente, por exemplo, é possível imprimir em vinil, tela, papel de parede, filme transparente, entre outros. Usando a sublimação, a impressão pode ser feita em qualquer tecido ou material que contenha uma base de poliéster. Já a impressão UV digital permite estampar diretamente em vários materiais, como plástico, vinil, lona, madeira, couro e metal, para criar uma incrível variedade de objetos, como caixas, móveis, canetas, tablets, chaveiros, troféus e placas.

3 – Diminuição dos custos

Economizar é sempre bom, certo? Com a impressão digital a redução de custos é palpável pela possibilidade de imprimir pequenas tiragens. Digamos que a sua gráfica está fazendo um material publicitário e depois de iniciar o trabalho percebe que tem um erro de informação. Para corrigir, basta parar a reprodução, arrumar o arquivo e retomar, sem perder muito papel e tempo.

Se fosse uma impressão offset, os gastos seriam enormes, pois haveria toda a perda das matrizes, do papel usado na calibração e também do que já tinha sido impresso. Tudo isso ainda ajuda a gráfica a ter um ganho no quesito sustentabilidade, pois com a impressão digital você pode produzir somente aquilo que realmente precisa, o que contribui com a preservação do meio ambiente.

4 – Redução dos prazos de entrega

Quase sempre os pedidos dos clientes acabam com a seguinte frase: o quanto antes puder entregar, melhor. Ao usar a impressão digital, as gráficas conseguem usufruir do benefício da agilidade que é oferecido por esse modelo, principalmente porque ele não precisa do tempo de preparação e dos inúmeros materiais que outras formas de impressão usam. Se o arquivo digital estiver correto para impressão, é basicamente dar o comando e pronto.

Outro ponto que ajuda a otimizar todo o processo é a preferência por pequenas tiragens, que podem ser feitas com rapidez e alta qualidade, além de permitirem uma variedade maior de materiais. Isso possibilita até a realização de testes de impressão, o que garante ainda mais excelência ao material entregue ao cliente.

5 – Impressão em dados variáveis

Outro benefício da impressão digital é a impressão de dados variáveis (variable data printing (VDP)), que utiliza uma infinidade de informações, como textos, nomes, imagens, códigos de barras e QR codes, para individualizar o material impresso e torná-lo sob medida.

Isso significa que, ao invés de produzir 10 mil impressões de um único documento, entregando uma única mensagem para 10 mil clientes, a impressão de dados variáveis permite imprimir 10 mil documentos diferentes com mensagens personalizadas para cada cliente.

Todas essas vantagens demonstram que a impressão digital está cada vez mais inserida na realidade do mercado gráfico atual, uma vez que ele evidencia a importância da comunicação segmentada, personalizada e individualizada.

Tenha equipamentos de ponta para aproveitar os benefícios da impressão digital

A melhor maneira de aproveitar todos os benefícios da impressão digital é contar com equipamentos que garantam a qualidade, agilidade e a versatilidade que esse método exige. No entanto, sabemos que isso só é possível quando a gráfica tem impressoras de última geração, que combinam alta capacidade de papel e velocidade com maior flexibilidade de suporte e alta definição de cores.

Ter um equipamento com toda essa tecnologia depende de grandes investimentos, que nem sempre uma empresa gráfica consegue fazer. Mas a boa notícia é que, muitas vezes, não é preciso comprar um equipamento assim. Você pode alugar, terceirizar ou contratar um outsourcing que ofereça soluções para gráficas e impressão digital.

Na hora de escolher o seu parceiro de outsourcing, a nossa dica é a Copylink. Com mais de 20 anos de experiência, a nossa empresa trabalha com os últimos lançamentos do mercado quando o assunto são impressoras. Além disso, atendemos gráficas de todos os portes que recebem pedidos de impressões em quantidades variadas. Entre em contato com a gente para saber mais!