Já mostramos aqui no blog que investir na implantação de um outsourcing de impressão pode trazer diversas vantagens para escolas e universidades, pois os arquivos em papel ainda fazem parte da rotina educacional. No entanto, as soluções para impressão em instituições de ensino privadas não se resumem à terceirização dos equipamentos e da manutenção deles.

O que queremos dizer é que, aliadas ao outsourcing de impressão, existem várias outras ferramentas que podem facilitar o dia a dia de professores, funcionários e alunos. E é para apresentá-las que elaboramos este artigo. Siga com a gente e confira!

Soluções para impressão em instituições de ensino

Vamos tratar aqui de soluções para impressão em instituições de ensino que alcançam públicos distintos. Nosso objetivo é mostrar que é possível ter um ambiente equipado com alta tecnologia que atenda demandas bem específicas com qualidade e segurança. Veja só:

1 – Central de cópias para alunos

Uma parcela da sustentabilidade das instituições de ensino privadas depende do grau de excelência com que os serviços são fornecidos aos alunos, independentemente da idade e do nível de escolaridade. Da pré-escola à universidade, todos querem ter em mãos um material impresso de boa qualidade para auxiliar na aprendizagem e facilitar a absorção do conhecimento.

Parte desse conteúdo normalmente é entregue pelos professores ou até disponibilizada em sites ou sistemas internos. Porém, a outra parte depende da iniciativa do estudante em ir atrás e imprimir seu próprio material. Diante disso, as instituições podem buscar um fornecedor de qualidade para implementar uma central de cópias.

O ideal é que esse espaço funcione como um centro de serviços de cópia, digitalização e manuseio de documentos para atender às necessidades dos alunos. Com os equipamentos e os sistemas adequados, a instituição pode fazer o gerenciamento das impressões com praticidade e agilidade, garantindo a qualidade que os estudantes precisam.

2 – Solução para impressão de provas para professores

Se tem algo rotineiro aos professores é a elaboração de provas. Eles estão sempre pensando em como elaborar questões mais criativas e que façam os alunos responderem a partir do aprenderam durante as aulas. Por isso que uma questão técnica, como a impressão, não deveria ser uma preocupação em seu dia a dia.

Para as instituições de ensino apoiarem o trabalho do professor, uma dica é usar uma solução de impressão de provas. Com ela, os profissionais da educação têm um repositório central para o armazenamento dos arquivos. Assim, quando precisarem, a impressão pode ser feita sob demanda e no local desejado.

Como resultado, temos a redução do desperdício de papel e de toner e o aumento na segurança de todo o processo, já que é possível identificar quem solicitou a impressão sem a necessidade de pedidos e formulários. Além disso, claro, os professores ganham em agilidade e, como consequência, podem dedicar mais tempo às atividades focadas nos alunos.

3 – Secretaria digital

Pode parecer que estamos sendo contraditórios ao indicar uma secretaria digital em um artigo que fala sobre soluções para impressão em instituições de ensino. Mas não estamos não! E vamos explicar por quê. Hoje, a decisão de imprimir deve ser estratégica. Não há mais espaço para guardar tanta papelada, sem contar que não é ambientalmente correto e, muitas vezes, é um desperdício de dinheiro.

Nesse sentido, é necessário contar com uma solução completa para a digitalização do acervo acadêmico, que preserve as informações com segurança, elimine o risco de perdas físicas e agilize o processo de consulta. Dessa forma, a equipe da secretaria ganha em produtividade e a instituição de ensino em tranquilidade, por saber que os documentos estão armazenados corretamente. Assim, quando (e se) for preciso, o arquivo estará disponível para impressão.

Entre as vantagens de digitalizar o acervo acadêmico, podemos destacar:

  • Integração inteligente dos documentos, utilizando equipamentos da própria instituição;
  • Redução substancial da quantidade de papéis, o que gera uma grande economia;
  • Gestão eletrônica e física de todo o acervo documental;
  • Execução facilitada de diferentes processos de tramitação desses arquivos;
  • Automatização do processo de análise documental, tornando-o mais confiável e rápido;
  • Emissão de diplomas digitais.

Conte com um fornecedor especialista no assunto

Para que uma nova experiência dê certo na sua instituição de ensino, é importante contar com um fornecedor que já tenha realizado o mesmo trabalho em outros ambientes educacionais com sucesso. Por isso, se você quer implementar uma central de cópias, uma solução de impressão de provas ou uma secretaria digital na sua escola ou universidade, fale com a Copylink!

Com mais de 20 anos no mercado, temos recursos que podem transformar o modo como a sua instituição de ensino trabalha com o ato de imprimir. Acesse nosso site ou entre em contato com a nossa equipe para conhecer melhor as nossas soluções! Se preferir, deixe um comentário no espaço abaixo para continuarmos essa conversa.