Seja como paciente, seja como profissional de saúde, você tem acompanhado que os exames em filme radiográfico estão desaparecendo dos consultórios, não é verdade? É que eles têm sido substituídos pela impressão digital de documentos médicos, um método que além de ser muito mais em conta, ainda traz diversas outras vantagens para a rotina das clínicas e hospitais e benefícios para o meio ambiente.

O que é impressão digital de documentos médicos

Não é novidade que a tecnologia sempre impactou a área médica: se há algumas décadas fazer um diagnóstico preciso era quase impossível, hoje, os exames de imagem permitem ter cada vez mais clareza sobre o que afeta os pacientes e como tratar cada caso. Pois essa mesma tecnologia também chegou à forma como imprimimos e utilizamos esses exames.

Se antes era necessário que o paciente ficasse exposto à radiação ― repetidas vezes em alguns casos ― para conseguirmos uma boa imagem do seu quadro médico, atualmente isso é possível de forma muito mais prática e menos prejudicial à saúde deles e da equipe. Tudo graças à impressão digital de documentos médicos, também chamada de impressão de exames em papel.

Trata-se de um método que dispensa dispositivos específicos para a revelação das imagens, uma vez que possibilita gerar as impressões a partir dos próprios equipamentos médicos ou usando softwares específicos para essa tarefa. E o melhor é que essa tecnologia está disponível para vários segmentos, como radiologia, ultrassonografia, ressonâncias magnéticas e até para a medicina nuclear!

Benefícios da impressão digital de documentos médicos

A impressão digital de documentos médicos traz diversos benefícios quando comparada ao filme radiográfico, também chamado de filme dry. Tudo começa pela própria saúde dos pacientes e da equipe que, como citamos, não é afetada pela radiação na mesma intensidade que no raio X comum. Isso evita os malefícios desse método e traz mais tranquilidade aos pacientes.

Além disso, com a impressão digital de documentos médicos, as imagens podem ser corrigidas no computador. Isto é, o profissional pode ajustar o brilho e o contraste das imagens para que elas facilitem o diagnóstico, sem ter que pedir para o paciente fazer o exame novamente. Evitando esse retrabalho, a clínica ou hospital ainda previne a perda de tempo e de dinheiro.

Isso sem contar que a impressão digital proporciona uma resolução muito melhor das imagens, facilitando o diagnóstico e promovendo mais agilidade em todos os processos. Com essa tecnologia você ainda mostra à sua equipe, aos pacientes e aos possíveis investidores que a sua clínica ou hospital é moderno e está atento às soluções inovadoras.

A redução de custos em relação ao filme radiográfico é outra vantagem da impressão digital de documentos médicos. Isso ocorre por vários motivos: primeiro, porque não há necessidade de revelar as imagens, o que abrange diversos processos que custam caro se colocados na ponta do lápis pelos gestores.

Depois, porque com tudo funcionando de forma digital, você é capaz de controlar quais são as pessoas que podem ou não imprimir exames, além de verificar o histórico de impressões sempre que necessário. Assim, essa ferramenta possibilita um controle maior e mais rigoroso desse processo, evitando a impressão desnecessária, o retrabalho e, consequentemente, o aumento dos custos.

A redução dos recursos gastos em impressão de exames fica ainda mais evidente com a contratação de um outsourcing de impressão, uma vez que toda a manutenção é responsabilidade da empresa contratada e a sua clínica ou hospital não precisa alocar funcionários para essa atividade ou se preocupar com a reposição de materiais.

Outro benefício é que a impressão digital de documentos médicos é mais ecologicamente correta. Ao contrário do filme dry, que é composto por plástico e prata e leva anos para se decompor, o papel se decompõe em um período de até seis meses e, além disso, pode ser reciclado com facilidade. Em um tempo em que se mostrar sustentável é importante, essa substituição é fundamental.

Saiba como a Copylink pode apoiar você

A Copylink entende o quanto ser ágil, reduzir custos e ter atenção a soluções inovadoras é essencial para a área médica. Por isso, o nosso serviço de outsourcing de impressão digital de documentos médicos promove todos os benefícios sobre os quais falamos neste artigo. Com ele, você aperfeiçoa o processo de diagnóstico por imagem, diminui custos e ganha agilidade!

Tudo isso a partir de equipamentos de qualidade, profissionais especializados para gerenciar todo o parque de impressão e uma equipe de suporte sempre pronta para atender às suas necessidades. Quer saber mais sobre como podemos apoiar você? Acesse o nosso site ou preencha o formulário abaixo para que possamos entrar em contato! Nós estamos à disposição para conversar!