A sustentabilidade é uma tendência universal em todos os setores da sociedade. E com a área médica não poderia ser diferente! Por isso, um dos aspectos que vale ser observado com bastante atenção são as impressões hospitalares. Muitas vezes sem perceber, o uso desse recurso pode acabar se tornando uma fonte de prejuízos, não apenas financeiros, mas também de insumos e tempo.

Por isso, de modo geral, as tendências em impressões na área médica estão associadas à sustentabilidade e, claro, ao cumprimento à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)¹, que entrou em vigor em 2020. A digitalização é outro elemento muito importante, ganhando cada vez mais força conforme as tecnologias se aprimoram. Quer entender tudo isso em detalhes? A gente elenca aqui para você!

4 tendências em impressões hospitalares

Economia, processos mais modernos, proteção dos dados, agilidade e digitalização são alguns dos objetivos a serem alcançados com as tendências em impressões hospitalares. A seguir, listamos cada uma das iniciativas e explicamos por que elas são importantes para os trabalhos na área médica.

1 – Impressão de exames sob demanda

Resumidamente, esta é uma tendência que ganha força por questões práticas e econômicas. Prática pois dispensa descartes e arquivamentos desnecessários e porque os exames podem ser consultados eletronicamente sem prejuízo para o atendimento.

Econômico porque evita a impressão sem que o paciente queira e vá buscar o documento mais tarde ou sem que o médico precise. Mesmo nos diagnósticos por imagem, o médico pode consultar os resultados diretamente pelo computador, com uma ótima resolução.

2 – Digitalização das rotinas

Como mencionamos anteriormente, com a impressão de exames sob demanda, as consultas podem ser feitas com os resultados diretamente na tela do computador. É claro que o hospital ou clínica precisa promover recursos para que essa dinâmica funcione, como um sistema interno capaz de permitir que o médico acesse as informações sobre o paciente com segurança e facilidade. Mas resolvendo essa questão, é possível simplificar os processos.

Além disso, a telemedicina também é uma tendência. Ainda que não esteja diretamente ligada às impressões hospitalares, ela sem dúvida promove a economia na impressão de laudos, encaminhamentos, receituários e outros documentos. Trata-se de uma solução para casos pouco graves, tira-dúvidas e consultas de rotina.

Ainda assim, é um modelo que vem ganhando força e que permite a otimização do trabalho do médico, do uso da infraestrutura hospitalar e, até mesmo, gera comodidade ao paciente.

3 – Padronização no arquivamento da documentação

Quando falamos em arquivamento da documentação, não nos referimos apenas ao arquivo físico. Na verdade, o que torna a padronização desse trabalho uma tendência é o fato de ser necessário uma rotina de gestão desses documentos inclusive no ambiente virtual. E como muitos deles guardam no sistema do hospital informações dos pacientes, é preciso observar quais requisitos da LGPD eventualmente precisam ser considerados nesse processo.

Vale ressaltar, ainda, que o arquivamento da documentação requer um sistema de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED) e a preocupação com a segurança da informação, para que apenas pessoas autorizadas tenham acesso aos dados guardados e que eles sejam mantidos sob rigorosos cuidados.

Além de ficar em conformidade com a legislação vigente, esses protocolos permitem ao hospital acessar as informações, quando necessário, com mais facilidade.

4 – Política de impressões

Todos os processos que citamos até aqui devem fazer parte de uma política de impressões hospitalares. Apenas com a estruturação de regras é que é possível organizar as rotinas de impressão. Embora esta também seja uma prática indicada há tempo, a novidade ― motivo de a política de impressões ser considerada tendência ― são as tecnologias e novas práticas que tornam possível a digitalização dos processos.

Assim, a política de impressões deve não apenas indicar critérios, limites e cuidados para as impressões hospitalares, mas também definir quais dessas etapas precisam, preferencialmente, permanecer apenas em ambientes online.

Como colocar em prática as tendências

A Copylink oferece muitas soluções capazes de equipar uma unidade hospitalar com a maior parte dos recursos necessários para estar por dentro das tendências que apresentamos aqui. Oferecemos tecnologia para impressão de exames com qualidade e baixo custo para economizar e garantir a qualidade mesmo estando sob demanda.

Também temos uma solução de prontuário digital para contribuir com a digitalização do atendimento médico, bem como a gestão documental, não apenas para organizar os processos atuais, como também para digitalizar o que está arquivado em papel. Por fim, o outsourcing de impressão pode contribuir na aplicação da política de impressões hospitalares.

Compartilhe este artigo com seus colegas e, para conhecer melhor as nossas soluções ou tirar dúvidas sobre as informações que apresentamos aqui, fique à vontade para entrar em contato conosco! Estamos sempre à disposição.

Referência
¹ Palácio do Planalto