A infraestrutura em rede para clínicas médicas precisa ser estável, para dar conta do fluxo de informações; segura, para evitar invasões e interferências externas; flexível, para facilitar o gerenciamento; e eficaz, para que não gere custos além do aceitável e ainda garanta a competitividade. Neste artigo, vamos explicar como organizar as conexões da sua clínica para ter acesso a esses requisitos. Antes, porém, é importante saber do que estamos falando.

Chamamos de infraestrutura em rede o conjunto de dispositivos e softwares que faz parte da TI de qualquer empresa, inclusive de clínicas médicas. Ela é responsável pela qualidade na conexão entre os equipamentos, algo fundamental para que os trabalhos sejam realizados com precisão, agilidade e segurança.

3 benefícios da infraestrutura em rede para clínicas médicas

O volume de informações processadas diariamente em uma clínica médica é muito elevado. Diagnósticos por imagem, por exemplo, exigem uma grande robustez, não apenas pela demanda de processamento e armazenamento, mas também pela quantidade de procedimentos desse tipo que acontece todos os dias e que, somados, exigem conexões ainda mais eficazes.

Isso sem contar a parte operacional, com trocas de e-mails, rotinas administrativas, prontuário eletrônico, cadastro de pacientes, cobrança e tantas outras obrigações. Há ainda a necessidade dos próprios pacientes, que desejam se manter conectados com a rede wi-fi enquanto esperam atendimento, o que também exige atenção.

Diante de tudo isso, uma boa infraestrutura em rede para clínicas médicas é essencial. É ela que vai permitir que todas essas necessidades operem em harmonia, sem prejuízos para o atendimento aos pacientes, para o trabalho dos médicos e para as questões gerenciais. Quer entender por quê? A gente explica!

1 – Mais informações para rotinas gerenciais

Uma adequada infraestrutura em rede para clínicas médicas deve suportar a velocidade do fluxo de dados do ambiente empresarial. São informações valiosas que os gestores precisam ter acesso com agilidade e integridade para tomar decisões acertadas e que só são possíveis de serem disponibilizadas em tempo real com uma infraestrutura projetada por profissionais especializados e utilizando métodos e processos comprovadamente eficazes.

À primeira vista, preocupações administrativas podem parecer uma necessidade secundária em uma instituição de saúde, mas é justamente o contrário! Lentidão e falhas nas conexões podem atrasar atividades importantes para promover o crescimento do negócio e, consequentemente, um melhor atendimento ao público.

Tecnologia, prestatividade, modernizações e mesmo equilíbrio financeiro são questões vitais para que a clínica transpareça uma imagem de segurança e confiança para o público externo e também interno, o que impacta na qualidade dos serviços prestados.

2 – Mais segurança da informação médica

Segurança é uma palavra de ordem em instituições de saúde, pois elas lidam com uma série de informações delicadas e confidenciais. Zelar por esses dados é uma questão de credibilidade e isso não tem a ver só com os cuidados contra invasões externas (embora também sejam uma preocupação relevante), mas também consultas indevidas feitas internamente.

Desse modo, uma infraestrutura em rede para clínicas médicas requer um plano de compartilhamento para que haja maior controle e desempenho de todos os processos. No caso de ataques externos, como uma infecção por malware, o dano ficaria limitado a apenas uma área, não a toda rede, expondo várias informações sigilosas.

O uso de um firewall para controlar as solicitações entre a rede local e a internet e, assim, bloquear as conexões não permitidas, é uma outra maneira de impedir vazamento de informações. Existem firewalls, aliás, de vários tipos, desde roteadores de banda larga até dispositivos de alto desempenho com várias zonas de proteção.

A profissionalização do planejamento de uma infraestrutura em rede permite mais assertividade na definição das proteções necessárias conforme as características de cada instituição de saúde.

3 – Mais otimização dos gastos por meio da virtualização

Normalmente, as redes corporativas trabalham abaixo da capacidade, resultando em custos com energia elétrica, refrigeração, cabeamento, equipe administrativa e com a própria infraestrutura. A virtualização de recursos médicos e o planejamento estratégico da clínica, nesse sentido, são dois fatores capazes de reduzir as despesas.

Em relação à virtualização, ela contribui para a diminuição dos gastos com hardware por permitir que as tarefas do sistema sejam realizadas em um ambiente virtual. Assim, é possível gerenciar os recursos disponíveis, aumentando a eficiência da rede e, consequentemente, contendo custos estruturais.

Isso aumenta a eficiência dos processos, otimizando recursos e facilitando a previsibilidade a respeito da expansão da clínica médica. O que nos leva à questão do planejamento, item importante para reconhecer quando e como a clínica vai crescer em volume de atendimentos e informações a serem armazenadas e processadas.

Ao planejar-se, é possível prever os ajustes estruturais de modo a comportar a demanda. Uma rede sobrecarregada pode acarretar em dificuldades de acessar à internet ou alguma informação interna ou até mesmo provocar lentidão em processos internos. Isso gera prejuízos não apenas financeiros, mas também na percepção dos pacientes sobre os serviços prestados e impacta inclusive na precisão dos trabalhos médicos e administrativos.

Infraestrutura que leva ao aumento da competitividade

Investir na infraestrutura em rede para clínicas médicas significa garantir processos dinâmicos e protegidos. É um cuidado que aumenta a competitividade por qualificar o atendimento, as rotinas gerenciais e contribuir até mesmo com uma percepção positiva dos pacientes em relação à instituição de saúde.

A Copylink, em parceria com a ThinkDigital, oferece soluções sob medida para que a sua clínica médica tenha acesso a todos os benefícios de uma infraestrutura em rede dentro das melhores práticas do mercado e utilizando materiais com qualidade de ponta. Para entender melhor sobre a nossa parceria e como podemos auxiliar nas suas necessidades, entre em contato conosco!

Esperamos que este artigo tenha sido esclarecedor. Compartilhe com seus colegas e, em caso de dúvidas, saiba que estamos sempre à sua disposição.