O varejo brasileiro já percebeu que é preciso fazer uma mudança para se beneficiar do grande impacto da transformação digital. Essa necessidade ficou ainda mais aparente após a pandemia da COVID-19, mostrando a importância de pensar ainda mais na experiência do cliente.

Muitas empresas buscam adquirir novas tecnologias e preparar seus colaboradores para encararem a transformação digital no varejo como prioridade e sobrevivência no setor. E antes o que era um diferencial, é uma necessidade nos dias de hoje. Um grande exemplo são as estratégias omnichannel.

Para entender mais sobre o assunto e como direcionar o seu negócio para uma experiência de compra ainda melhor para o seu cliente, leia o artigo que criamos sobre o assunto. Boa leitura!

Varejo 4.0

Já tem alguns anos que o Varejo 4.0 é pauta de debates e eventos por aí. Mas nos últimos meses, principalmente com as mudanças trazidas pela pandemia, esse tópico ganhou ainda mais força. Isso porque foi graças aos avanços tecnológicos dos últimos anos que a forma de se comunicar, vender e consumir mudou.

Hoje, basta apenas um clique para receber em casa uma mercadoria em apenas alguns dias, ou até mesmo algumas horas. Essa relação com o cliente se tornou mais próxima, exigindo até mais atenção das marcas, especialmente nas vendas presenciais.

Nesse contexto, as lojas físicas precisaram se reinventar ainda mais. Uma pesquisa realizada pela Adyen neste ano mostrou que 90% dos consumidores não retornam se tiverem vivido uma má experiência em loja física e online. Sendo a experiência do cliente fundamental não somente para vender mais, como para fidelizar.

Conectar é preciso

O omnichannel é uma estratégia poderosa e, atualmente, indispensável para oferecer a mesma experiência em diferentes canais de comunicação , integrando lojas físicas, e-commerces e consumidores.

Imagine que você deseja comprar alguns itens em um pet shop, provavelmente você irá até a internet pesquisar quais as lojas mais próximas da sua casa, quais possuem melhores avaliações, faz uma análise dos valores aplicados e, somente depois,  decide ir pessoalmente comprar. 

Na loja, você é bem atendido, tem suporte através de uma rede wireless com informações sobre os produtos e promoções exclusivas no seu smartphone, consegue fazer autoatendimento em caso de dúvidas através de um totem e, no final, fica extremamente feliz com a venda., deixando sua opinião em uma pesquisa de satisfação.

Nas próximas vezes, com certeza você preferirá fazer as compras nesse mesmo lugar. Concorda?

É a experiência omnichannel que proporciona para você essa ligação desde a pesquisa no buscador da internet, passando pelo e-commerce até a loja física. Esse fator é ainda mais acentuado se pararmos para pensar na comodidade que a maioria das pessoas experienciaram com os pedidos delivery.

Conforto, bom atendimento e facilidade na compra são a chave para o varejo!

Estratégias para aplicar

Mas então, como colocar em prática estratégias omnichannel? Trouxemos algumas dicas essenciais para você. Vamos lá?

Jornada de compra

Antes de qualquer coisa, seu negócio precisa construir uma jornada de compra excelente. Para isso, leve em consideração os diversos caminhos para os diferentes perfis de consumidores. Falar em omnichannel é evitar os possíveis ruídos nessa jornada e criar uma sincronia em todos os canais.

Esteja online o máximo possível. Construa um site com um discurso sólido, dentro das suas estratégias de branding, pense no funil de marketing para a construção de conteúdos, cadastre o seu endereço físico nos buscadores da internet, ofereça um catálogo ou faça vendas online e vincule isso a sua loja física.

Layout da loja física

Atenção à fachada, organização dos produtos, iluminação e cartazes bem posicionados e sem erros, são apenas alguns dos pontos relevantes quando falamos em layout de lojas físicas.

Após a pandemia, garantir organização e clareza nas compras físicas se tornou fundamental na jornada de compra e para aumentar as vendas. Inclusive, erros em nomes ou valores são um dos principais problemas em lojas físicas atualmente.

Conexão com o consumidor

E não adianta falar somente da organização da loja online se o consumidor não consegue se conectar com  a sua loja física. Por isso, investir em uma opção de conectividade é um fator relevante para levar os negócios para outro patamar.

Imagine que você está fazendo uma compra, mas não é bem atendido, precisa passar por imensas filas, você não encontra alguém para tirar a sua dúvida sobre um produto ou sequer tem conhecimento de promoções que estão acontecendo naquele momento.

Isso pode ser resolvido com o que chamamos de Wi-Fi Inteligente, capaz de entregar internet de graça para os clientes, marketing direto no smartphone com promoções segmentadas, relatórios de movimentação dentro do estabelecimento e ainda pesquisa de satisfação.

Além disso, existe a possibilidade de integração da rede wireless com totens de autoatendimento, fornecendo mais dados para insights, sempre de acordo com a LGPD, bem como uma autonomia de compra para as pessoas que são mais práticas.

Promoções exclusivas

As promoções exclusivas são importantes para a fidelização do seu cliente. Através da análise de perfil, é possível entregar descontos em produtos que aquele cliente mais consome ou tem tendência em consumir.

Essas promoções podem ser entregues no próprio celular do consumidor, no momento de visita em uma loja física, quando ele se conecta a uma rede de wi-fi, como falamos anteriormente, ou através do acesso ao site ou e-mail. 

Essas são apenas algumas estratégias que, quando aplicadas, podem trazer diferenças significativas para o seu negócio. E se você quiser conhecer mais sobre tecnologias que podem ser aplicadas no varejo, conheça a Copylink, empresa integrante do Grupo Tecnoset que possui mais de 30 anos no mercado. 

Oferecemos soluções de conectividade inteligente para lojas físicas, outsourcing de impressão de etiquetas e um sistema para planejamento e conferência de cartazes e etiquetas  no seu PDV. Deixamos a sua loja física sem erros de cartazeamento, com uma layout atraente e otimizamos o tempo do seu funcionário, para que o cliente seja sempre bem atendido. Fale com um de nossos consultores e saiba mais!

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