Uma gestão eficiente de estoque dentro de instituições de saúde é fundamental para garantir o pleno funcionamento dos processos e atendimentos. Qualquer tipo de problema, como falta de materiais, pode custar uma vida, especialmente dentro de hospitais. Sendo assim, toda atenção se faz necessária.

Para evitar qualquer tipo de inconveniente, o ideal é contar com soluções capazes de automatizar algumas operações e trabalhar na prevenção de possíveis erros, como erros humanos. Dito isso, trouxemos aqui algumas estratégias que a sua gestão pode adotar para ter um controle seguro e ágil de estoque. Boa leitura!

A gestão de estoque em hospitais

Realizar a gestão de estoque em hospitais é uma tarefa muito mais complexa do que parece. Gestores e colaboradores da área devem garantir sempre os suprimentos suficientes para atender médicos e demais profissionais envolvidos. Ainda assim, não podem gerar custos extras com compras desnecessárias ou desperdício de materiais.

E engana-se quem acha que a atenção deve ser apenas no inventário, pois existem vários outros detalhes que fazem total diferença no momento de manter o estoque atualizado, a exemplo da organização, que garante também a segurança de alguns itens.

Como sabemos, existem medicamentos e outros materiais que precisam ficar em diferentes temperaturas e esse controle é muito importante para evitar qualquer tipo de perda.

Inclusive, para quem cuida do gerenciamento de estoque, a regra 80/20 também funciona muito bem. Isto quer dizer, 80% da demanda da sua instituição representará 20% dos seus itens, sendo fundamental ficar de olho nesses 20% no estoque, uma vez que eles serão responsáveis por 80% da movimentação no seu hospital.

Até aqui já dá pra perceber a importância da gestão de estoque e a sua complexidade. Abaixo, apresentaremos algumas dicas capazes de ajudar você e a sua equipe. Confira!

Estratégias para estoques seguros e ágeis

Controle e entrada de produtos

A fiscalização da entrada e saída de todos os produtos no estoque hospitalar é de extrema importância, pois quando existem erros nessa parte do processo, muitos outros problemas podem surgir.

Uma estratégia que auxilia nesse controle é a utilização de etiquetas RFID, que contém um sensor que se comunica com aparelhos para enviar e receber dados. São ideais para rastreamento de mercadorias e também para rastreamento de bolsas de sangue, por exemplo.

Escolha de fornecedores de confiança

E falando em fiscalização de mercadorias, ter um fornecedor de confiança ajuda não somente para garantir a qualidade das compras, mas para evitar erros. Imagine se em toda nova compra existirem erros que precisam ser resolvidos? Isso causa transtorno para ambos os lados e deixa os processos mais morosos, especialmente quando falamos em suprimentos que não foram entregues.

Cuidados no armazenamento

Além do cuidado de manter o estoque com a quantidade certa de insumos, é importante evitar problemas nos produtos armazenados. Alguns deles precisam ficar em determinadas temperaturas e o hospital é o responsável por monitorar isso. A dica aqui é investir em etiquetas com sensores térmicos, que identificam a mudança na temperatura do ambiente  por meio de uma leitura em tempo real e de maneira constante, as informações são enviadas para um sistema de monitoramento e gestão.

Centralizando as informações

Quanto mais deixamos as informações centralizadas, melhor. Por isso, um software de gerenciamento de estoque é fundamental para que nenhum detalhe seja deixado para trás, como validade de medicamentos, variações de demandas e muito mais. Além de evitar desperdícios, aumenta a segurança e reduz custos.

Terceirização de especialidades

É preciso foco e organização para que o gerenciamento aconteça sem maiores ruídos, mas isso só é possível quando o hospital possui ajuda especializada. Já pensou dar conta de tudo? Isso deixa os processos mais lentos e o investimento é alto. Para resolver isso, busque por um parceiro especializado. Assim como um fornecedor de confiança, que citamos acima, escolha quem pode te apoiar na impressão de etiquetas personalizadas, para que a sua equipe não precise se preocupar com algo fora das respectivas especialidades.

Quer saber mais sobre o assunto? A Copylink é uma empresa especialista em transformação digital e faz parte do Grupo Tecnoset, com mais de 30 anos de experiência no mercado. Entenda, sem compromisso, como podemos te ajudar!


Leia também: Seu hospital está preparado para 2022? Faça o teste!