Independentemente da área de atuação, sempre vai existir concorrência. Não dá para lutar contra este fato, certo? No segmento gráfico, vimos essa disputa crescer bastante nos últimos anos com a chegada da gráfica digital, que ampliou as possibilidades de oferta de produtos e serviços. Então, para se manter ativo no mercado e conseguir a sustentabilidade do negócio, é preciso se diferenciar.
No artigo de hoje, reunimos algumas dicas para ajudá-lo neste desafio. Para começar, tente entender a sua concorrência por meio dos pontos positivos e negativos dela. Assim, fica mais fácil saber como explorar suas fraquezas e também saber em quais pontos você precisa melhorar internamente. Olhe para fora e ofereça aos seus clientes algo que eles não vão encontrar em lugar nenhum.
Mas esse é só o começo. Siga com a gente e conheça outras recomendações valiosas!
5 dicas para sua gráfica digital superar a concorrência
Depois de conhecer melhor quem são seus concorrentes, é hora de colocar a mão na massa e fazer o trabalho interno. Confira as dicas que separamos para ajudar a sua gráfica digital a se sobressair diante dos concorrentes:
1 – Conheça bem o mercado em que sua gráfica digital está inserida
Mesmo que a sua gráfica digital já tenha alguns anos de estrada, é sempre importante acompanhar quais são as tendências que estão em alta. Então, procure fazer um levantamento periódico de quais são os tipos de impressão mais procurados e que merecem investimentos mais regulares. Ficar de olho nas cores da estação, nas novidades em relação aos papéis e novos formatos de impressão nunca é demais.
Dessa forma, você consegue estar sempre preparado para possíveis demandas que possam surgir e, inclusive, oferecer serviços pontuais e diferenciados, aos quais os concorrentes não estão atentos. Manter esse acompanhamento também auxilia a monitorar as oscilações de alta e baixa de pedidos, facilitando o controle do caixa e dando mais segurança às operações da gráfica.
2 – Entenda as necessidades dos seus clientes
Uma gráfica digital tem a possibilidade de oferecer aos clientes um serviço personalizado, pois pode imprimir em pequenas quantidades. Sabendo disso, foque em entender quais são suas necessidades e atendê-las. Uma das formas de se diferenciar dos concorrentes é dizer ao seu cliente: eu posso ajudá-lo a resolver os seus problemas. Ou ainda: eu posso realizar os seus desejos!
Mas para isso é preciso conhecer seus clientes a fundo. Pesquise sobre eles e trace um perfil das pessoas e empresas que contratam os seus serviços e compram seus materiais impressos. Desse jeito fica mais fácil entender o que buscam. E atenção: você não precisa atender todo mundo! Concentre seus esforços nos clientes que trazem retorno e podem alavancar ainda mais a imagem da sua gráfica digital.
3 – Ofereça preços competitivos e formas de pagamento diferenciadas
Preço e forma de pagamento são duas características que sempre atraem olhares curiosos. No entanto, é preciso ter cautela para não depreciar o produto que se está vendendo. Muitos empresários, na ânsia de ficar à frente da concorrência, estabelecem preços tão baixos que, além de não cobrirem os custos, passam a impressão de entregar um trabalho de segunda categoria.
Então, na hora de colocar o preço no seu material impresso digital, analise os custos, o quanto o mercado está cobrando e também o valor agregado que a sua marca tem, levando em consideração toda a tecnologia envolvida. Com o preço decidido, é hora de apresentar as formas de pagamento disponíveis.
Para não perder clientes, é fundamental disponibilizar o maior número de opções possíveis, como boleto, cheque, cartão de débito e crédito — inclusive com alternativa de parcelamento — e transferência bancária. Se a gráfica receber pedidos pela internet, pode até disponibilizar uma plataforma de pagamento online. Vale tudo para manter o conforto do consumidor!
4 – Prazos e formas de entrega
Quando falamos de prazo de entrega, o único caminho possível é: faça as entregas dentro do período combinado. Muitas gráficas digitais aceitam um trabalho sabendo que não vão conseguir cumprir o prazo, acreditando que podem renegociar. Este pensamento não poderia estar mais errado, pois um descumprimento assim é um dos principais fatores que leva um negócio a perder clientes.
Sempre que possível, ofereça como serviço entregar o material impresso no endereço do cliente, mesmo que para isso seja necessário cobrar uma taxa adicional. Nos dias de hoje, em que a rotina corrida ocupa boa parte do tempo das pessoas, com certeza o serviço de entrega é um diferencial no momento da escolha da gráfica.
5 – Tenha a tecnologia como uma aliada da sua gráfica digital
Sem as inovações tecnológicas não seria possível chegar às gráficas digitais que temos hoje. Porém, não dá para estacionar na primeira impressora que foi comprada e acreditar que ela é o suficiente para se manter competitivo dentro da indústria de impressões. É preciso acompanhar o que as empresas desenvolvedoras de equipamentos colocam no mercado e se atualizar periodicamente.
Dessa forma, você garante aos clientes da gráfica digital um portfólio de produtos e serviços amplo, atualizado e diferenciado. Entretanto, tudo isso demanda investimento, que muitas vezes é alto, o que acaba deixando alguns negócios defasados. E como para tudo nessa vida, há uma solução para esse problema também: o outsourcing de impressão.
Ao contratar um outsourcing de impressão, você não precisa renovar os equipamentos da sua gráfica digital a cada novo lançamento do mercado, pois é o fornecedor que fará isso. Desse jeito, fica garantido que você terá em mãos sempre as melhores máquinas sem precisar desembolsar um grande valor. Pelo contrário! Nesse modelo, você sabe exatamente quais são os custos das impressões.
Na hora de escolher o parceiro ideal para o outsourcing, conte com a Copylink, uma empresa que tem soluções específicas para gráficas digitais, assegurando qualidade e produtividade com o mais elevado grau de automação! Para saber mais, entre em contato com a nossa equipe. Ou se preferir, deixe um comentário no espaço abaixo para continuarmos essa conversa.