Tendências do mercado gráfico

Em um mundo voltado para as mídias digitais, o tema pode parecer coisa do passado. Mas, na verdade, o mercado gráfico continua em alta e suas tendências mostram os resultados positivos que ele tem para as ações de comunicação.

Ainda assim, é preciso deixar claro que isso não significa que o setor gráfico não está evoluindo e se ajustando aos desafios da era digital e às rápidas mudanças decorrentes da tecnologia.

O fator essencial que é preciso ter em mente é de que ele não perdeu sua força, garantindo uma fatia considerável no mercado competitivo.

Segundo dados levantados pela Abigraf (Associação Brasileira de Indústria Gráfica), o setor cresceu 7,8% apenas em 2021.

Por sua vez, as atividades de impressão subiram 23,7% no mesmo período, além do encerramento do quarto trimestre fechar com superávit de $4,5 milhões de dólares.

Como será o futuro do mercado gráfico?

Quem pensa no mercado gráfico como meras impressões para melhorar a comunicação visual de uma empresa, está muito enganado.

Existem diversas possibilidades nesse setor e muito para facilitar a jornada do negócio e a vida dos consumidores.

Ainda que a revolução digital possa ter abalado o setor, dando a sensação que os materiais impressos não seriam mais utilizados, essa ideia não durou muito tempo.

Logo novas oportunidades foram identificadas e juntamente com a tecnologia foi possível desenvolver novos materiais, equipamentos e procedimentos para acompanhar a transformação.

Por conta de todas essas adequações, foram divulgados alguns cenários apontando as tendências do mercado gráfico para os próximos anos.

E, com essas informações no radar, fica mais fácil criar estratégias mais eficazes e melhorar a tomada de decisão para o setor.

Campanhas de Marketing

Um dos aspectos identificados para as tendências foi o fato de que a produção de conteúdos impressos são capazes de aprimorar o relacionamento com o cliente, proporcionando sensação de exclusividade e tratamento personalizado.

Por isso, a tendência é usar esse tipo de recurso nas campanhas de marketing, como uma forma mais próxima de alinhar as estratégias da empresa com colaboradores, visitantes, clientes e demais públicos.

Como exemplo podemos citar: a criação de um material para distribuição interna com dicas de saúde e bem-estar.

Já para o público externo, por exemplo, pode ser entregue um livro de fotos, com as principais ações sociais desenvolvidas pela empresa.

Impressões em Grandes Formatos

A impressão em grandes formatos tende a ser uma alternativa rentável, visto que a comunicação externa é uma das linhas da comunicação visual.

Outro ponto que precisa ser destacado é a necessidade de sinalização externa para indicar locais de acessos e fachadas da organização.

Isso pode ser reforçado com os dados da pesquisa da InfoTrends. Segunda ela, 68,8% das organizações entrevistadas reconheceram uma alta significativa nas oportunidades na área de impressões em grandes formatos.

Campanhas Inovadoras

A impressão continuará com seu papel importantíssimo no mix de comunicação, desde que o mercado gráfico invista em inovação tecnológica, com novos modelos de negócios e oportunidades criativas.

Podemos citar como exemplo o QR Code e os links personalizados. Ambos são curtos e podem ser facilmente digitalizados e memorizados para acessar em navegadores mobiles.

Quando esses recursos são aplicados a um material impresso, acaba direcionando o usuário a um conteúdo online, que pode ser um perfil de rede social, marketplace ou outra estratégia definida pela empresa.

É uma ótima forma de agregar mundo real e digital e de levar o consumidor/cliente a imergir ainda mais na marca e trabalho da empresa.

Tecnologia como Serviço

Uma das grandes tendências desse setor é utilizar a tecnologia do mercado gráfico como um serviço.

Ou seja, não é necessário comprar maquinários e nem se preocupar com inovações, tudo pode ser fornecido como o outsourcing por uma empresa terceirizada, como a Copylink.

Somos uma empresa que atua há mais de 20 anos no mercado, oferecendo a mais completa solução de imagem, impressão e gestão de documentos para negócios de todos os portes e segmentos de atuação.

Confira a seguir algumas de nossas soluções:

  • Impressão de rótulos;
  • Impressão sob demanda;
  • Impressão digital;
  • Outsourcing de equipamentos para pequenas, médias e grandes tiragens.

O outsourcing é uma forma prática e inteligente de modernizar a empresa e economizar em equipamento, pessoal, tempo e insumos. Isso porque a contratação do serviço não se limita às máquinas, ela inclui todas as soluções gráficas e também a gestão de segurança de impressão.

Entre em contato com os atendentes da Copylink e faça seu orçamento personalizado, estamos prontos para atender às necessidades e especificidades do seu negócio!