Já parou para pensar por quantas transformações em TI passamos nas últimas décadas?

Popularização da internet e smartphones, computação em nuvem, uso de aplicativos e redes sociais, Wi-Fi, banco digital, equipamentos inteligentes e tantas outras soluções que é impossível enumerar cada uma delas.

Esses e outros exemplos apenas comprovam o quanto o mercado de TI é necessário para as empresas e promissor para quem nele atua.

De acordo com a Pesquisa do Mercado Brasileiro de TI, houve um aumento de 22% no setor apenas no terceiro trimestre de 2022. O estudo espera fechar o ano com alta de 23,4% em relação a 2021.

No entanto, apenas gostar de tecnologia e ser curioso em relação ao funcionamento das máquinas e aplicações não é o suficiente para quem deseja seguir carreira na área.

Contudo, mesmo com o setor de TI em alta, existe uma carência de profissionais no Brasil. Dados divulgados pela Brasscom indicam que o déficit de profissionais de TI deve chegar a 797 mil até 2025.

O levantamento leva em conta também o fato de que o setor gera, em média, 159 mil novas vagas por ano.

Assim, para alavancar a carreira e dar mais visibilidade a essa área tão importante para as empresas, elencamos 5 dicas fundamentais para profissionais de TI que querem se destacar no mercado. Confira-as a seguir:

1. Nunca pare de aprender

A faculdade ou o curso técnico é o investimento básico para a carreira de qualquer profissional de TI. É claro que o diploma abre portas, mas é preciso dar continuidade constante aos estudos.

Algo importante sobre a tecnologia é que ela muda o tempo todo. O que era considerado inovador ontem, hoje já foi substituído por uma solução mais avançada.

Novas tendências de TI surgem da noite para o dia, tornando-se inclusive o principal instrumento de trabalho de pessoas e empresas.

É por isso que o aprendizado dos profissionais deve ser constante, para se atualizarem em relação à transformação digital e conseguirem manter-se no mercado.

2. Tenha objetivos

A área de TI é muito ampla, por isso é complicado ser bom em absolutamente tudo. Por isso, o importante é ter objetivos claros em relação à sua carreira.

Trace seus objetivos e tenha em mente que tipo de empresa você sonha em trabalhar, qual função quer ocupar e também quais metas percorrer para alcançá-los, sejam cursos e especializações, até mesmo tempo de prática.

Projete seu futuro e escreva, em tópicos, por quais fases você precisa passar para chegar até lá. Dessa forma você terá mais clareza sobre o que deve ser melhorado a curto, médio e longo prazo.

3. Entenda o negócio

Fazer o atendimento ao cliente acreditando que já sabe o que está acontecendo ou sugerir uma série de soluções sem conhecer as diretrizes da empresa é um erro que pode prejudicar a sua carreira.

Uma das principais tendências em TI é o alinhamento com os clientes e negócios que são atendidos.

Isso permite que seja melhorado o campo de atuação do empreendimento, as áreas que compõem a empresa e outras características do ambiente corporativo.

Dessa forma é possível propor soluções mais inovadoras e contribuir para o desenvolvimento do negócio e da própria carreira.

4. Busque habilidades complementares

O diploma de TI ou cursos relacionados compõem a formação basilar para atuar no mercado. Mas a área não é isolada, existe uma conexão muito grande com outras áreas do conhecimento.

Um bom profissional deve desenvolver outras habilidades necessárias para atuar em várias frentes dentro da empresa e conseguir alavancar a carreira e colher resultados.

Dentro desses aspectos podemos elencar a fluência em inglês, conhecimento em  gestão de projetos e desenvolvimento da escrita. Ou seja, todo skill novo é bem-vindo e fará diferença na sua jornada.

5. Busque sempre por inovação

Profissionais de TI não ficam parados no mesmo lugar, sempre buscam novas descobertas que podem trazer ganhos para a comunidade empresarial.

A Copylink está sempre em movimento para captar as melhores inovações para oferecer soluções de imagem, impressão e gestão de documentos para organizações de todos os portes e segmentos. Venha conversar conosco e conheça os nossos serviços!