Conheça as principais tendências de tecnologia para o novo ano, incluindo big data, inteligência artificial e PCaas.

A transformação digital já está em praticamente todos os segmentos, levando desenvolvimento, agilidade e capacidade de produção. Assim, a verdade é que, quem não adere às tendências de tecnologia, perde espaço no mercado.

Até alguns anos atrás, quem tinha computadores de última geração e um servidor mais potente, por exemplo, estava atualizado em relação à tecnologia. Mas, muitas vezes, ficava anos sem se modernizar.

Porém, nos dias de hoje é preciso se atualizar com frequência e estar sempre de olho nas tendências digitais.

Afinal, o que demorava até décadas para se popularizar, atualmente, em meses já está sendo usado pelas empresas e consumidor final.

De acordo com dados da consultoria IDC do Brasil, a migração acelerada nos negócios para o ambiente digital gerou uma receita de R$ 44 bilhões para o setor de software em 2021.

Isso representa um aumento de 32,5% quando comparado com 2019, no período pré-pandemia.

A utilização de ferramentas digitais tem se evidenciado nas organizações com o emprego de softwares, aplicativos, virtualização de servidores e Wi-Fi inteligente, por exemplo.

Uma pesquisa divulgada pela Deloitte, em março de 2022, revela que 96% das 500 empresas ouvidas, cujas receitas somadas equivalem a 35% do PIB do Brasil, se comprometeram a investir seus faturamentos em inovações tecnológicas.

Em outras palavras, isso quer dizer que manter-se à frente no mercado significa acompanhar as tendências de tecnologia, já que elas são capazes de causar um impacto significativo em qualquer tipo de negócio.

Por isso, se você quer ter crescimento no mercado e vencer a concorrência, precisa ficar de olho nessas 5 tendências de tecnologia para 2023.

 

1. Big Data + Cloud Computing

O Big Data utiliza soluções baseadas em algoritmos que captam e cruzam dados de sistemas como:

  • ERP (gestão empresarial);
  • CRM (gestão de relacionamento com cliente);
  • BI (inteligência empresarial);
  • demais dados não estruturados (imagens, fotos, vídeos, redes sociais e outros formatos).

Trata-se de um conjunto de dados extremamente amplo que necessita de ferramentas especiais para comportar o grande volume de dados que são encontrados, extraídos, organizados e transformados em informações.

Já a Cloud Computing é uma tecnologia que permite a criação e o armazenamento de dados e aplicativos online. Esse é um recurso vantajoso para empresas e usuários, já que o serviço é escalável e fornecido sob demanda.

Nesse sentido, a dupla se mostra firme na evolução da tecnologia e são essenciais na criação e desenvolvimento de softwares e hardwares.

Sendo assim, boa parte das aplicações de Big Data está em interação com dados  que são gerados e armazenados na web, seguindo o modelo de Cloud Computing.

 

2. Inteligência Artificial

Com novas aplicações e a facilidade de incluir Inteligência Artificial (IA) no dia a dia das empresas, soluções baseadas em inteligência artificial vão seguir em alta.

Afinal, ela vem ganhando espaço no que se refere a soluções que melhoram a vida das pessoas e favorecem a produtividade nas empresas.

Dessa forma, em 2023, a tendência é de que a IA se torne realidade nas empresas, e que, com suas interfaces facilitadas, permita criar produtos e serviços mais inteligentes.

Além disso, a tecnologia também permite mapear padrões de comportamento e gerar respostas automáticas para cada hipótese. Afinal, sua aplicação é ampla e deve crescer ainda mais nos próximos anos.

 

3. 5G e Internet das Coisas

O 5G pode até não ser novidade, mas é sem dúvidas uma necessidade para se manter competitivo no mercado, especialmente dada a abertura de possibilidade para a IoT (Internet das Coisas).

Em outras palavras, isso significa que a Internet das Coisas vai ganhar ainda mais popularidade com o avanço do 5G.

Nesse sentido, a tendência é que vejamos mais equipamentos conectados, que vão desde tecnologias de vestir, como os smartwatches, até máquinas industriais.

 

4. Segurança Cibernética

A transformação digital traz uma série de benefícios para os usuários, porém, impõe novos desafios quando o assunto é segurança digital.

Com o crescimento exponencial dos crimes cibernéticos, a necessidade de proteção dos dados torna-se cada vez mais vital para qualquer negócio.

Por isso a preocupação com a segurança cibernética promete ser um dos pontos de atenção das empresas para 2023.

Assim, é necessário que as empresas invistam mais nessa área, evitando ataques, roubos, sequestros de dados e outros transtornos que possam impactar negativamente o negócio.

 

5. Outsourcing de Impressão e PCaas

O outsourcing de impressão, assim como o Pcaas (computador como um serviço), são demandas já utilizadas por muitas empresas. Isso porque contribuem para reduzir custos e manter a qualidade na gestão de TI.

Ou seja, para que comprar máquinas de impressão e computadores, gastar com manutenção, peças e profissionais especializados se você pode simplesmente optar pelo aluguel dos equipamentos?

Em 2023, essa tendência tende a crescer nas sedes de negócios, em virtude dos trabalhos híbridos e em home office.

E para ter o melhor serviço em outsourcing de impressão você pode contar com a Copylink! Nossas opções se enquadram em todos os tipos de demanda e orçamento, entre em contato e saiba mais!