A inovação em impressão desempenha um papel estratégico para a otimização do fluxo de trabalho em corporações ao redor do mundo todo. Se, anos atrás, investir no outsourcing de impressão parecia um luxo reservado a poucas organizações, hoje essa prática é mais comum, principalmente porque contribui para a redução de custos e para a diminuição de gargalos operacionais em empresas dos mais variados portes.

E quando falamos em inovação para este tipo de serviço, é importante lembrar que o processo vai muito além do trabalho de imprimir e digitalizar papel no dia a dia dos escritórios — sistemas de gestão automatizada, inteligência artificial (IA) aplicada à rotina de impressão e novas tecnologias estão conquistando cada vez mais espaço no setor de impressão!

Inteligência artificial na vanguarda da inovação em impressão

Como mostra uma pesquisa recente do Aveva Group¹, companhia norte-americana especializada em tecnologia industrial, a transformação digital passou a ser vista como uma ferramenta geradora de oportunidades no mercado de TI. É por isso que empresas desse setor investem cada vez mais na digitalização de seus processos, na tentativa de otimizar seu desempenho operacional.

Nessa corrida pela vanguarda da inovação em impressão, a inteligência artificial já se destaca como um verdadeiro catalisador para a mudança nas corporações, em especial pela quantidade de soluções e de novas abordagens que ela permite. Até porque muito se engana quem pensa que o único benefício da IA é a automatização de operações e processos — a segurança das informações, o trabalho remoto e o conceito de internet das coisas também entram no pacote!

Isso porque, à medida em que as empresas buscam maneiras de melhorar a eficiência do trabalho remoto, a integração da tecnologia de maneira segura para envio e recebimento de informações será um aspecto essencial no novo mercado de impressão, com foco em garantir a segurança e a privacidade dos dados e ainda permitir uma impressão mais rápida por meio dos mecanismos de acesso remoto.

Mas e a internet das coisas, como entra nessa história? A gente explica: com ela, a indústria de impressão ganha a possibilidade de experimentar dispositivos cada vez mais avançados, capazes de entregar um fluxo de trabalho mais simplificado e agilizado. Sem contar que, com equipamentos assim, fatores como tempo e custo de manutenção também diminuem, já que identificar possíveis falhas fica muito mais fácil.

Outsourcing de impressão: ainda mais essencial

Vimos que a inovação em impressão é uma boa forma forma de dar início à transformação digital nas empresas, contudo, é preciso reconhecer que esse caminho não é necessariamente o mais barato. Afinal, esse investimento em tecnologia envolve a aquisição de máquinas de ponta e, claro, de mão de obra especializada.

Nesse contexto, terceirizar todo esse processo pode ser a alternativa ideal para reduzir custos e otimizar o fluxo de trabalho. É aqui que entra o outsourcing de impressão e seu poder transformador para a rotina das corporações, pois além da diminuição dos custos com impressão, são obtidos ganhos de produtividade e mais eficiência nos processos de negócios.

E é claro que, para além dos benefícios práticos, um bom outsourcing de impressão também é capaz de trazer a inovação para dentro da sua empresa sem exigir a contrapartida de um grande investimento. Isso porque o fornecedor contratado é quem se encarrega de colocar à sua disposição o que há de mais avançado em tecnologia de impressão!

Assim, sua empresa consegue estimular a produtividade dos colaboradores e otimizar as atividades. Sem contar que você consegue manter o ritmo das atualizações tecnológicas sem a imobilização dos seus ativos. Na prática, isso significa que se um equipamento mais moderno estiver disponível, sua empresa pode ter acesso a todas as facilidades que ele oferece sem, necessariamente, ter que jogar fora ou se desfazer do antigo, já que tudo fica por conta seu fornecedor de impressão.

Com a Copylink, por exemplo, sua empresa passa a contar com uma solução planejada em todos os detalhes para otimizar a digitalização dos seus processos sempre com o que há de melhor na tecnologia de impressão. Tudo isso com o suporte de uma equipe técnica multidisciplinar que leva a sério o compromisso de não deixar o seu fluxo de atividades ser comprometido!

Fale com a gente, conheça as nossas soluções e descubra como podemos ajudar o seu negócio a conquistar ainda mais eficiência!


¹Aveva Group