E-commerce sustentável com DANFE Simplificado
Mesmo diante de uma instabilidade econômica, o e-commerce brasileiro vem apresentando um crescimento contínuo. Só em 2020, o aumento do setor foi de 75%, segundo pesquisa.
Muitas lojas, diante das transformações ocasionadas pela pandemia da COVID-19, viram a necessidade de acelerar a transição do físico para o virtual, entregando para o consumidor final mais segurança e agilidade. E para as lojas que já possuíam um e-commerce, o desafio foi atender as exigências de clientes, driblando os obstáculos de um momento tão delicado.
Mas como manter as vendas aceleradas, reduzir os custos e ainda possibilitar práticas sustentáveis no e-commerce? Neste artigo, iremos falar sobre o DANFE Simplificado e como ele pode ajudar em todas essas questões. Confira!
Sustentabilidade
O conceito de desenvolvimento sustentável surgiu em 1987, no Relatório Nosso Futuro Comum, sendo consagrado pelas Nações Unidas em 1992, na Rio-92.
A palavra refere-se ao desenvolvimento ambiental, social e econômico. Em resumo, ele tem como premissa assegurar o crescimento econômico, mas sem esgotar os recursos naturais para as futuras gerações.
Nas últimas décadas, assuntos sobre sustentabilidade têm ganhado mais força. Isso se deve, especialmente, pela degradação acelerada dos recursos naturais e a preocupação com o futuro do nosso planeta.
Quando falamos do varejo, a preocupação ocupa dois lados: o da loja e o do cliente. Cada vez mais, os consumidores finais estão preocupados em comprar de lojas que possuem práticas mais sustentáveis. Além disso, negócios que adotam ações voltadas para o desenvolvimento sustentável experimentam não somente resultados melhores, como, na maioria das vezes, redução de custos.
Mas, como o DANFE Simplificado se relaciona com isso?
O que é DANFE Simplificado – Etiqueta
Antes de falar sobre essa relação, é preciso explicar o que é o DANFE Simplificado. Ele é uma variação do DANFE tradicional e entrou em vigor através da Nota Técnica (NT 2020.004), em agosto de 2020. Segundo o documento, a Secretaria da Fazenda passou a permitir que o DANFE em papel A4 seja substituído pelo DANFE Simplificado – Etiqueta.
Através dessa mudança, fica muito mais fácil otimizar os processos das empresas, especialmente com negócios que apresentam alto volume de vendas diariamente. O DANFE Simplificado pode ser emitido na venda a varejo para o consumidor final, vendas através de e-commerce e também através de telemarketing.
Benefícios do DANFE Simplificado para um e-commerce sustentável
Antes da Nota Técnica (NT 2020.004), as lojas virtuais precisam emitir o DANFE tradicional, seguindo um padrão de papel impresso A4, dobrado e inserido dentro de plástico, conhecido como envelope canguru.
Agora, com DANFE Simplificado, como o próprio nome sugere, basta que a emissão seja feita em uma etiqueta. Simples assim!
Para se ter uma ideia, algumas das características do DANFE Simplificado – Etiqueta são:
- Código de barras e a chave de acesso para NF-e devem estar no canto superior direito;
- Pode ser usado qualquer tipo de papel (exceto papel jornal);
- Sua largura mínima é de 55 milímetros;
- Dados obrigatórios: dados do emitente, dados do destinatário, protocolo de autorização e valor da nota.
Isso significa uma redução significativa tanto de papel quanto de plástico. O primeiro demora em torno de 3 a 6 meses para se decompor, enquanto o segundo leva, em média, 400 anos. Sendo assim, estamos falando não somente de uma redução de custos para o e-commerce, que é de, aproximadamente, 40%, mas também de menos lixo sendo gerado para o meio ambiente.
É importante também mencionar que a impressão do DANFE Simplificado ocorre em impressoras térmicas, sem a necessidade de utilização de tinta ou toner para imprimir, sendo, assim, um processo ainda mais sustentável. Isso porque utilizam menos suprimentos, mesmo em demandas mais altas.
Onde contratar a solução
Depois de uma visão geral sobre o DANFE Simplificado, você deve estar se perguntando como fazer para contratar a solução.
A Copylink, empresa do Grupo Tecnoset, é uma das líderes de mercado no assunto. A empresa fornece desde ribbons e etiquetas necessários até a locação de impressoras térmicas.
Com alta qualidade de materiais e com o acompanhamento de processos, a Copylink é a melhor opção se você está em busca de uma parceria para a emissão do DANFE Simplificado. Com ela você:
- Terá segurança contra a falta de abastecimentos e insumos, uma vez que a empresa possui a sua própria fábrica de etiquetas e ribbons
- Garantia no fornecimento de peças, suprimentos e mão de obra
- Preparação nos atendimentos de demandas sazonais, como Black Friday e datas comemorativas, como Natal, por exemplo.
- Concentração dos serviços de impressão, etiquetas, ribbons e possível mão de obra, em um único ponto de contato, diminuindo a carga de trabalho de áreas como RH, TI e Compras.
Converse com um de nossos especialistas! Queremos otimizar os seus processos e participar do crescimento da sua empresa de maneira sustentável!
Leia também: Veja como usar a tecnologia para a rastreabilidade de produtos