Em 2018, o MEC publicou a Portaria nº 330, tornando obrigatória a emissão de diplomas e outros documentos acadêmicos em formato digital. A partir de 2022, todas as Instituições de Ensino Superior deverão estar preparadas para esse cenário.

Mas você sabe o que é o Diploma Digital e as especificações para a sua emissão? Afinal, quais as vantagens da sua implementação nas IES? Reunimos, neste artigo, respostas para essas e outras perguntas. Boa leitura!

O mundo digital

Nas últimas décadas, o mundo tem acelerado os passos tecnológicos. Com a pandemia, a busca por soluções digitais se intensificou ainda mais. E na área educacional, a necessidade de se reinventar para acompanhar o ritmo da sociedade bateu na porta com mais intensidade.

Administrar processos dentro de Instituições de Ensino Superior é sempre um trabalho árduo, especialmente pela quantidade de informações e alunos matriculados. Por isso é muito importante contar com processos que viabilizem uma rotina mais eficiente.

E é exatamente nesse espaço que entra a utilização da tecnologia e a implementação do Diploma Digital.

Surgimento do Diploma Digital

A inovação, promovida pelo Ministério da Educação, tem o objetivo de desburocratizar o processo de geração e emissão de diploma, economizando tempo e custos de serviço. Assim, mais estudantes podem ter a comprovação de conclusão de curso em menos tempo, com um acesso remoto e seguro.

Através da Portaria nº 330, como falamos anteriormente, o Diploma Digital foi instituído pelo MEC. Em 2019, a  Portaria nº 554, surgiu para dispor sobre a emissão e o registro do documento, juntamente com a Nota Técnica nº 13, especificando os procedimentos de soluções técnicas.

Quais as vantagens?

Já deu para perceber até aqui que os benefícios do Diploma Digital são diversos, não é mesmo? Separamos para este artigo as 3 principais vantagens. Confira!

Segurança

Além da desburocratização, a redução de fraudes também foi uma das motivações para a criação do Diploma Digital pelo MEC. 

Com a digitalização do documento, fica mais fácil confirmar a autenticidade. A validade jurídica é conferida através de assinaturas com certificação digital e carimbo de tempo na Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), conforme os parâmetros do Padrão Brasielrio de Assinaturas Digitais.

Economia

Com a utilização de novas tecnologias, os custos de autenticação de documentos e impressão são eliminados. Assim, a solução reduz os custos das instituições de ensino.

É interessante mencionar que atualmente a autenticação de um diploma pode chegar a R$100, o que deixa claro o impacto positivo da transformação, especialmente quando pensamos nas centenas de alunos aguardando a emissão.

Agilidade

Além da economia, não podemos esquecer da otimização de tempo. Um diploma físico pode demorar até 90 dias para chegar às mãos dos formandos, mas com o Diploma Digital o tempo pode reduzir para apenas 15 dias.

Além disso, com a possibilidade de rastrear os documentos, as instituições evitam filas nas secretarias. O Diploma Digital pode ser acessado, inclusive, a qualquer hora de maneira 100% remota pelos estudantes.

Mas lembre-se: É muito importante contar com um parceiro especialista no assunto, que entregue uma infraestrutura completa para que a sua Instituição de Ensino tenha segurança em todo o processo de emissão de Diplomas Digitais.

A Copylink, empresa do Grupo Tecnoset, possui uma equipe qualificada para atender as mais diversas necessidades nesse assunto. Para saber mais, continue acompanhando o nosso blog e aproveite para se inscrever na nossa newsletter.

Até a próxima.

Leia também: Entenda como uma solução  de gestão de documentos pode ajudar a sua empresa a crescer.