5 dicas para otimizar tempo na sua gráfica

By 12 de maio de 2022 Geral

Ter uma gráfica não é tarefa fácil. Além da quantidade de projetos para administrar, são muitos detalhes que precisam ser levados em consideração, evitando prejuízos futuros. Por trás da produção gráfica, existe um mundo de planejamento, análises, relacionamento com fornecedores, gestão de insumos e muito mais. Com tudo isso em mente, qual a melhor maneira de otimizar as tarefas na sua gráfica sem perder a qualidade?

Neste artigo, iremos apresentar 5 dicas para ter processos mais ágeis, sem abrir mão da qualidade, mostrando como a tecnologia e mão de obra especializada podem fazer toda a diferença!

Confira como otimizar tempo na sua gráfica

1. Faça mapeamento de processos

É fundamental ter processos mapeados em qualquer tipo de negócio, mas especialmente dentro de uma gráfica. Com novas tecnologias surgindo o tempo todo, insumos que precisam ser constantemente checados e muitos projetos acontecendo ao mesmo tempo, entender como tudo acontece ajuda no momento em que surgir uma pergunta ou quando um problema precisa ser resolvido.

Imagine que a quantidade de papel projetada para durar o mês inteiro está acabando antes do esperado. Para saber como resolver isso, você precisará revisitar os processos. E caso eles não estejam bem mapeados, poderá não encontrar uma solução de forma rápida.

2. Trace metas

Um dos maiores erros é querer cortar caminhos para chegar mais rápido onde deseja. Esse pensamento é ineficiente, esse pensamento não consegue te ajudar a longo prazo. Para otimizar processos, é preciso ter metas e objetivos muito bem delineados.

Se você quer reduzir o tempo de entrega dos projetos, por exemplo, pense: em quanto tempo deseja fazer isso, em quantas horas ou dias deseja reduzir as entregas… e assim por diante. Desta forma, irá metrificar e acompanhar se está alcançando o que deseja.

3. Contrate e treine

Quem está à frente de uma gráfica não consegue fazer tudo sozinho e contar com uma equipe eficiente faz toda a diferença na hora de otimizar processos.  Contrate pessoas engajadas e mescle as que possuem muitas experiências e aquelas que você pode desenvolver.

Contratar pessoas com menos vivência em gráficas não é ruim. Com vontade de fazer acontecer, você consegue treinar com mais flexibilidade talentos que podem ficar mais tempo na sua empresa, fazendo a diferença.

E depois, não esqueça de continuar investindo em aperfeiçoamento. Isso demonstra interesse por parte da sua empresa e estimula o profissional a sempre buscar mais!

4. Faça uma boa gestão e insumos

Em uma gráfica não pode faltar material para a produção. Isso, além de representar lentidão nos processos e, consequentemente, atraso para o cliente, pode ser sinônimo de perda de dinheiro. Por isso, mantenha seu estoque sempre atualizado.

Uma dica aqui é contratar uma empresa para auxiliar nesse gerenciamento, especialmente quando falamos de gráficas com alto volume de produção. Com um parceiro especializado, você se preocupa em atender melhor os clientes e ter uma ideia geral dos projetos em andamento.

5. Invista em um outsourcing de impressão

Novos modelos de impressoras estão sendo lançados no mercado a todo instante. Além disso, manter essas máquinas em perfeito estado demanda tempo e dinheiro, sem contar o  investimento inicial bem pesado. Uma maneira de suportar isso é contratando um outsourcing de impressão.

Assim, você não precisa desembolsar uma grande quantia inicial e ainda conta com atendimento personalizado técnico, para qualquer necessidade. Assim, é muito mais fácil focar no que realmente importa: os projetos!

Quer saber mais como podemos te ajudar? Fale com um dos nossos especialistas! Somos uma empresa, parte do Grupo Tecnoset, referência em outsourcing de impressão no sul do país.

Leia também: Indústria gráfica aplica a alta tecnologia em processos e entregas