A rastreabilidade de produtos é uma necessidade primordial na indústria. Por mais que muitas vezes ela não seja reconhecida como uma questão primária, trata-se de algo capaz de oferecer um melhor controle da cadeia de produção, das etapas logísticas e do encaminhamento para a venda até a chegada ao consumidor. Tudo isso, por consequência, garante melhores resultados.
Para que isso seja possível, entretanto, é indispensável contar com uma tecnologia adequada. Utilizar marcações nos produtos ou embalagens que sejam facilmente danificadas, por exemplo, pode comprometer integralmente o trabalho. A melhor forma de evitar isso é investir em soluções qualificadas e pensadas para a eficiência de todo o processo.
E é justamente sobre isso que vamos falar agora. Neste artigo, você vai entender os benefícios que as empresas têm em contar com um bom fornecedor de outsourcing de impressão para indústrias que ofereça soluções eficientes em impressão que permitam a rastreabilidade de produtos, como rótulos, datadores, etiquetas e coletores de dados. Acompanhe!
Os benefícios da rastreabilidade de produtos
Uma indústria que se preocupa com a rastreabilidade de produtos tem mais facilidade em seu controle de qualidade. Imagine, por exemplo, que em determinado lote tenha havido algum problema que comprometeu a qualidade da mercadoria. Com a rastreabilidade, é possível saber não apenas onde estão os itens fora dos padrões como também verificar com mais exatidão qual parte do processo ocasionou o erro.
Contudo, não é apenas para resolução de problemas que a rastreabilidade de produtos é importante. Ela contribui para as rotinas logísticas, para auxiliar no controle de estoque e até para a garantia de qualidade. Veja o caso da indústria de alimentos, por exemplo: a rastreabilidade é fundamental para se certificar de que as medidas sanitárias estão sendo cumpridas conforme o produto avança na cadeia de suprimentos (do fornecedor ao fabricante, deste para o distribuidor e dele para o varejo).
As ferramentas de identificação e rastreabilidade também auxiliam na visualização dos resultados de processos como o fluxo de vendas (e a rotina de dar baixa quando elas são efetivadas), para otimizar a cadeia produtiva e controlar os indicadores de produção. Ou seja, trata-se de um trabalho que atua diretamente na qualidade do que se oferece ao mercado, bem como no valor agregado, nos custos e prazos.
Em relação às empresas que têm atuação internacional ou desejam exportar, a rastreabilidade é um caminho indispensável para garantir os padrões de qualidade exigidos por outros países. Aliás, não apenas para assegurar o acompanhamento e cumprimento dessas exigências, mas também para provar que elas estão sendo todas executadas.
Nesses casos, a origem dos insumos é um fator importante porque está ligada à qualidade, saúde e segurança dos consumidores. Rastrear, portanto, é uma iniciativa que permite uma ótima vantagem competitiva.
Como os clientes veem a rastreabilidade
Normalmente, a indústria vende para o revendedor e, em alguns casos, até para o cliente final. Nesta fase, é possível que esses públicos não sejam tão críticos e exigentes em relação a um plano de rastreabilidade de produtos na indústria. Ainda assim, não deixa de ser um diferencial, já que há quem se importe com esse histórico.
Além disso, a rastreabilidade permite mais garantia para os clientes em relação a falsificações e contrabandos. Também facilita, como já mencionamos, uma melhor identificação de eventuais problemas em caso da necessidade de assistência técnica. Com isso, o atendimento ao público final se torna mais ágil e efetivo, proporcionando um relacionamento mais relevante com a fabricante.
Como operacionalizar o rastreamento de produtos
A primeira preocupação de uma empresa ao iniciar a rastreabilidade de produtos é definir uma maneira de identificá-los. Geralmente isso pode ser feito com o código de barras, mas há outras soluções que podem ser viabilizadas junto a essa marcação mais tradicional ou mesmo em substituição a ela, como etiquetas específicas com códigos únicos.
Esses códigos podem prever a marcação das características individuais daquele produto, facilitando a identificação dele em caso de necessidade (como um recall, por exemplo). Seja como for, é indispensável que essas marcações sejam feitas com uma impressora térmica, no mínimo. Há ainda as rotuladoras e impressoras inkjets que podem ser utilizadas.
O importante é que se tenha a certeza de que as informações não serão perdidas. Quer dizer, se o método de impressão adequado não for utilizado, os esforços podem não surtir efeito, já que as informações estarão perdidas com o desgaste da etiqueta ou qualquer que seja o material em que os dados para rastreabilidade estiverem impressos.
Logo, contar com soluções especializadas para definir o melhor modo de impressão, o tipo de rótulo mais adequado para ser usado e até mesmo se é necessário o uso de alguma etiqueta personalizada é o caminho mais indicado a ser seguido. Desse modo, a sua empresa não perde qualidade no processo de rastreabilidade de produtos, consegue garantir todos os benefícios dessa prática e ainda gera economia, caso precise acessar as informações coletadas.
Contudo, investir na compra de equipamentos próprios para realizar esse trabalho pode não ser a melhor opção. Inclusive porque as tecnologias de rastreabilidade de produtos estão em constante atualização. Do mesmo modo, o padrão de exigência da indústria e dos próprios clientes evolui conforme a dinâmica do mercado muda. Então, o melhor caminho é optar por um serviço de outsourcing de impressão.
Por meio da parceria com a TR Service, a Copylink possui soluções capazes de implementar os melhores modelos de impressão de etiquetas e embalagens para os produtos da sua indústria e, com isso, permitir o total acompanhamento da sua produção. Tudo isso com a máxima qualidade e os requisitos necessários para que esse trabalho produza os resultados que se espera dele.
Fale com a gente e conheça as soluções que podemos oferecer para permitir uma rastreabilidade de produtos bem feita a partir de marcações e etiquetas impressas com qualidade e dentro das características do seu negócio. Nós podemos apresentar soluções que evitem erros e atrasos comprometedores à sua competitividade.
Esperamos que este artigo tenha sido esclarecedor e lhe ajude a tomar as melhores decisões. Em caso de dúvidas, ficamos à sua disposição. E continue ligado no nosso blog para conhecer mais sobre este assunto!