Um dos fatores decisivos para uma melhor produtividade empresarial é justamente a comunicação centralizada. Quando os fluxos de informação são fluídos, as tarefas estão automatizadas e existe organização nos processos, a agilidade é garantida.

Hoje em dia é difícil pensar em possuir esse tipo de comunicação sem a tecnologia, especialmente em situações de gestão remota. Mas como algumas soluções ajudam a centralizar a comunicação e trazer uma rotina mais assertiva e humanizada? Confira no artigo que criamos para você. Boa leitura!

Quais as vantagens

Muitas são as vantagens de estruturar uma comunicação centralizada. Sabemos que ela depende de várias soluções funcionando em conjunto, especialmente em empresas de médio e grande porte, por isso, vamos abordar as principais soluções a seguir. Vamos lá?

Produtividade

A primeira vantagem é, com certeza, a maior produtividade dos times. Imagine que você necessite de uma informação simples, mas para isso precisará que o gestor de outro time verifique com um dos colaboradores a possibilidade de consultar um arquivo físico.

Em pleno século XXI, parece difícil imaginar que isso acontece, mas, infelizmente, essa ainda é uma realidade de muitas empresas. E quando falamos em produtividade, estamos mencionando não somente a agilidade em que as demandas são realizadas, mas a qualidade de entrega delas.

Procedimentos padronizados

Quando os procedimentos são padronizados, fica muito mais fácil falar em comunicação centralizada. Isso assegura que as atividades seguirão um padrão, o que ajuda a controlar a qualidade delas. Além disso, essa atitude mantém um alinhamento preciso entre os colaboradores, incluindo aqueles que estão iniciando na empresa.

Outro benefício que procedimentos padronizados entregam é possibilitar uma administração mais organizada, incluindo quando surge algum imprevisto ou urgência. Já pensou se achar no meio da bagunça ou até de um momento de estresse?

Mais segurança

As soluções tecnológicas também são de grande ajuda quando o assunto é segurança de dados, diferente do que muitas pessoas imaginam. Ao otimizar o fluxo de informações, mapear e prever problemas se torna mais ágil.

Com uma infraestrutura otimizada e um sistema atendendo todas as legislações vigentes, a segurança é muito mais efetiva do que quando dependemos de papéis físicos e uma rotina operacional burocrática. As chances de pessoas erradas acessarem informações sensíveis é muito maior, sem contar que as informações se perdem no meio do caminho.

Quais soluções podem te ajudar?

 

Sistemas em nuvem

Para que as equipes da sua empresa sejam capazes de organizar documentos e disponibilizá-los de maneira estratégica, um sistema em nuvem não pode faltar. Mas claro que é imprescindível contar com um parceiro que garanta segurança, através de criptografia e que abrace todas as legislações vigentes.

Através de um sistema em nuvem a sua empresa pode acessar relatórios mensais, entender melhor os dados gerados, organizar documentos de forma estratégica e muito mais! A depender da solução, você ainda pode dar acessos específicos, protegendo através de senhas.

RH Digital

Quando falamos em recursos humanos estamos mencionando a empresa como um todo, afinal esse é o setor que cuida do capital humano, o que existe de mais valioso dentro do ambiente corporativo. Com um RH Digital, além de aderir à gestão paperless, os funcionários podem participar ativamente da fase de contratação e ainda verificar informações referentes ao departamento de uma forma simples e rápida.

Outsourcing de impressão

Quando falamos em impressão, parece que estamos indo na contramão de uma gestão mais ágil e segura. Mas a verdade é que quase toda empresa precisa ainda imprimir documentos e outras informações importantes, mesmo que estejam adequadas a uma gestão com menos papel.

O caso aqui é que quando a sua empresa precisa de máquinas funcionando para suprir as necessidades de impressão, ela também necessita do pleno funcionamento dessas máquinas, especialmente quando falamos em setores mais críticos, como é o caso de saúde e das indústrias. Por isso, o melhor é apostar em um outsourcing de impressão, garantindo eficiência, atendimento rápido, manutenção das impressoras e muito mais.

Assim, sua empresa se preocupa com estratégias e outros processos que não sejam de cunho operacional, deixando o assunto na mão de quem é especialista.

Está vendo como é possível construir uma comunicação centralizada com a sua equipe? Claro que essa mudança é contínua e adaptável, por isso não existe fórmula mágica, cada empresa funcionará da sua maneira. Mas se você quiser saber mais como garantir uma transformação digital eficiente, continue acompanhando os nossos textos e se inscreva na nossa newsletter.


Leia também: Outsourcing de impressão: por que adotar esse serviço na sua empresa?