A indústria gráfica é altamente competitiva, por isso, buscar alternativas para agregar valor aos serviços oferecidos deve ser uma constante. Uma das opções que vem se destacando nesse mercado, especialmente devido às novas tecnologias disponíveis, é a impressão digital de rótulos, embalagens e etiquetas com ampla variedade de modelos e tiragens menores.

Em um primeiro momento, pode parecer estranho falarmos desse tipo de serviço, pois a impressão de materiais como esses estava reservada às grandes empresas offset. Porém, a demanda dos consumidores por produtos mais exclusivos está obrigando as marcas a também se preocuparem com a apresentação visual de suas mercadorias.

E é de olho nessa customização que as gráficas devem aproveitar o momento para oferecer um trabalho diferenciado aos clientes, aproveitando as facilidades da impressão digital. Siga com a gente e entenda melhor quais são essas possibilidades que, no fim, acabam resultando em uma maior lucratividade para a gráfica!

As possibilidades da impressão digital para as gráficas

A impressão digital já tem forte presença na área comercial e na comunicação visual. Está crescendo nos setores têxtil e editorial e, agora, vem abrindo espaço dentro da indústria gráfica na impressão de rótulos, embalagens e etiquetas. Esse movimento está se mostrando uma nova oportunidade para os empresários do ramo aumentarem o faturamento sem precisarem trocar de atividade.

Os rótulos, embalagens e etiquetas deixaram de ser apenas algo informativo para se transformarem em materiais que funcionam como divulgação de uma mercadoria. Existem muitos produtos que são reconhecidos pelo rótulo que ostentam ou pela etiqueta diferenciada que o consumidor leva para casa. Só que isso, na maioria das vezes, exige o que chamamos de customização.

E não estamos falando somente daquelas peças que são feitas artesanalmente e em pouca quantidade. A indústria fabrica, cada vez mais, linhas de produtos fracionados, que atendem a clientes específicos em diversas faixas de consumo. Todos essas mercadorias precisam de rótulos, embalagens e etiquetas diferenciados — e é aí que entra a impressão digital.

Ao contrário de métodos como offset ou flexográfico, a impressão digital permite rodar pequenos lotes de pedidos, o que é imprescindível devido à demanda variada. Além disso, o tempo de trabalho é bastante reduzido, pois a configuração do equipamento é rápida, e as perdas são bastante reduzidas. Tudo isso acaba barateando os custos, mesmo com baixa tiragem.

Outra alternativa que a impressão digital traz para a gráfica é participar de projetos experimentais, uma vez que é possível trabalhar com a reprodução de apenas um exemplar. A própria gráfica pode criar modelos de rótulos, embalagens e etiquetas impressas pelo método digital para expor a nova opção que está oferecendo.

Como funciona a impressão digital de rótulos, embalagens e etiquetas

Quando falamos em impressão digital, podemos esquecer todos os outros acessórios e utensílios que são usados como base para as impressões tradicionais. Aqui, a imagem a ser impressa sai direto do computador, passa pela impressora e vai para a superfície que receberá a tinta, sem a necessidade de chapa, fotolito e fotopolímero. Vamos ver um exemplo para ficar mais fácil?

Uma indústria de geleias vai lançar um novo produto, ainda experimental, e resolve diversificar no rótulo, customizando-o conforme a região para onde será enviado. Se ele for feito em offset, a empresa precisará usar um fotolito para cada rótulo, o que exigirá recursos extras. Além disso, terá um desperdício enorme de matéria-prima somente para regular a impressora, o que não compensará pela tiragem baixa.

Por outro lado, se a indústria de geleias optar pela impressão digital, o processo vai ficar muito mais ágil e barato. Com a imagem base do rótulo no computador, basta fazer as alterações indicadas para cada região e salvar o arquivo. Depois, é só mandar imprimir a quantidade de cópias necessárias de cada um. No máximo, a gráfica precisará fazer uma prova de cor para verificar se está tudo certo.

Como você pode ver, a impressão digital substitui processos tradicionais que, muitas vezes, obrigam as empresas a usarem modelos operacionais limitados tecnologicamente. Com ela, a gráfica é capaz de atender às demandas do mercado com grande rapidez, reduzindo o tempo entre a produção e a entrega.

Tudo isso também reflete na lucratividade. Ao atender aos clientes com mais agilidade e oferecer um portfólio de serviços variado, é possível ampliar a quantidade de trabalho sem, necessariamente, aumentar o número de funcionários ou as horas de operação. Mas, claro, fique atento à qualidade das impressões: elas precisam ser iguais ou melhores do que aquelas entregues na forma tradicional!

Conte com equipamentos de última geração para oferecer um trabalho excelente

Como deixamos claro no tópico anterior, entregar um material impresso de qualidade é fundamental. Porém, isso só é possível quando a gráfica possui equipamentos de última geração, que combinem alta capacidade de papel e velocidade com maior flexibilidade de suporte e alta definição de cores.

Ter uma impressora com toda essa tecnologia para imprimir rótulos, embalagens e etiquetas pode ser um investimento alto para uma gráfica. Mas a boa notícia é que nem sempre é preciso comprar um equipamento assim. Muitas vezes, pode-se alugar, terceirizar ou contratar um outsourcing que ofereça soluções para gráficas e impressão digital. Assim, os custos ficam sob controle e não exigem um investimento inicial fora do orçamento.

Na hora de escolher o seu parceiro de outsourcing, a nossa dica é a Copylink. Com mais de 20 anos no mercado, a nossa empresa trabalha com os últimos lançamentos do mercado quando o assunto são impressoras. Além disso, atendemos gráficas de todos os portes que recebem pedidos de impressões com quantidades variadas. Entre em contato com a gente para saber mais!


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