A Transformação Digital
no ensino público no Brasil é um assunto de grande interesse para o
conjunto da sociedade, não se restringindo apenas aos profissionais da
área. Afinal, os impactos provocados pelas recentes soluções tecnológicas alcançam os âmbitos mais profundos do setor privado e, também, dos órgãos públicos e da população em geral.

Isso significa que alguns conceitos devem ser repensados
urgentemente. Nesse contexto, compreender as mudanças no sistema de
ensino é essencial para aprimorar a utilização da tecnologia em nosso
cotidiano.

Pensando nisso, apresentamos, ao longo deste artigo, como acontece o
processo de Transformação Digital no ensino público brasileiro,
abordando de que forma o uso de algumas ferramentas — como o Google for
Education — pode contribuir positivamente nesse cenário. Boa leitura!

O que é Transformação Digital?

Podemos compreender a Transformação Digital como um aspecto de
otimização de determinadas atividades por meio de suportes tecnológicos.
Trata-se de um movimento que vem sendo amplamente discutido nos
ambientes empresariais, embora seus reflexos transcendam esse escopo.

Na atualidade, todo a sociedade atravessa mudanças profundas
originadas pela nova era tecnológica. As atividades educacionais, por
exemplo, têm sido significativamente impactadas pelas facilidades
proporcionadas pela digitalização. Embora exista certa resistência às mudanças, elas são claramente irreversíveis, como demonstra o pesquisador Paulo Novais.

Dito de outra forma, não é possível impedir o acesso às plataformas
digitais e aos recursos disponibilizados pela internet, sejam quais
forem os ambientes. Em vista disso, é essencial utilizar a tecnologia
para trabalhar em nosso benefício.

Um bom exemplo pode ser encontrado no conceito de long life learning(ou
“aprendizagem ao longo da vida”, em tradução livre). Portanto, é
crucial acompanhar a revolução tecnológica, traçando planos educacionais
sustentáveis em curto, médio e longo prazo nas instituições de ensino.

Qual é seu impacto na educação?

Em um estudo recentemente publicado
pela pós-doutora em Educação pela Florida Christian University, Regina
Candida Fuhr, e apresentado ao V Congresso Nacional de Educação, estamos
imersos no contexto do que a pesquisadora define como “Educação 4.0”.

A partir da crescente elevação da influência digital, estabeleceu-se a
necessidade de implementar, nos processos educacionais, níveis cada vez
mais personalizados. Sendo assim, um dos maiores desafios consiste em proporcionar essa adequação tão relevante.

Cada estudante precisa ter a capacidade de trilhar de forma autônoma
os seus próprios caminhos, estipulando o que é ou não relevante nas
áreas específicas do conhecimento para desenvolver as suas habilidades.

Uma das consequências imediatas refere-se ao fato de que, dessa
forma, as oportunidades existentes no mercado de trabalho passam a ser
aproveitadas de maneira mais justa e democrática.

Há diversas iniciativas que recebem o apoio de instituições como
Google, Facebook, MIT, Harvard, entre outras, objetivando fortalecer
módulos de ensino e aprendizado que podem ser acessados diretamente pela
internet.

Contudo, as vantagens vão além disso. A título de exemplo, é
possível, nos ambientes escolares, a partir de vivência que
frequentemente passam despercebidas pelos professos e pela direção,
construir espaços mais agradáveis e atrativos aos alunos.

Obviamente, todas as mudanças acarretam alguns riscos. Contudo, tanto
nas escolas quanto fora delas, os estudantes entram em contato com os
recursos tecnológicos e desenvolvem suas relações com (e por meio do) o
universo digital.

Enquanto realidade, a priori, das decisões administrativas, é
indispensável integrá-la aos ambientes escolares, adequando as
instituições de ensino às reais necessidades da vida na sociedade
contemporânea.

O que é Google for Education?

O Google for Education consiste em uma plataforma educacional e
colaborativa que permite aos estudantes, aos professores e à própria
escola explorarem todo o seu potencial criativo por meio da utilização
de recursos e soluções tecnológicas em sala de aula.

Com efeito, a colaboração é a peça-chave, à medida que diversos
estudantes adquirem a possibilidade de realizar trabalhas efetivos,
produzindo imagens, mapas, tabelas desenhos e textos, ainda que se
encontrem em distintos espaços físicos.

Isso é amplamente facilitado pelo fato de que os atuais estudantes
integram uma geração extremamente familiarizada com as interações e os
trabalhos conjuntos. Um dos principais objetivos do Google for Education
é disponibilizar formas inovadoras de aproveitar tal familiaridade e o
anseio que os estudantes demonstram de estar conectados, estabelecendo a
ponte que os leva ao desejo de aprender.

As ferramentas da plataforma Google for Education podem ser usadas em
celulares, tablets, notebooks, computadores e Chromebooks. Todos rodam a
partir da nuvem do Google e diretamente na internet. Isso torna
possível a realização de inúmeras atividades, também no modo offline.

Entre as ferramentas e recursos mais utilizados, destacam-se:

  • Google Hangout;
  • Google Classroom (uma sala de aula totalmente online);
  • Google My Maps;
  • Google Fotos;
  • Google Desenho;
  • drives colaborativos;
  • agendas colaborativas;
  • Google Sheets (que são planilhas colaborativas);
  • Google Slide (permite apresentações colaborativas de slides);
  • Google Docs (possibilita a edição colaborativa de textos).

Além de tudo isso, há inúmeros complementos e extensões que amplificam a eficácia das atividades desenvolvidas em sala de aula.

Como o Google for Education auxilia as escolas de ensino público?

O Google for Education, conforme mencionado, contribui para dinamizar
os processos de ensino e aprendizagem com ferramentas de vídeo,
desenhos, drives, planilhas, formulários, calendários, correios
eletrônicos, entre outras.

Ao articular essas ferramentas, a plataforma possibilita a ampliação
segura do trabalho colaborativo de alunos e professores. Para as
realidades específicas das instituições públicas de ensino, seus
benefícios incluem:

  • acesso fácil e rápido a informações e dados relevantes: é possível
    acessar, a qualquer hora e de qualquer lugar, os materiais
    disponibilizados em nuvem;
  • armazenamento ilimitado de conteúdos;
  • fortalecimento da relação entre professores e estudantes: ferramentas como testes ou questionários editáveis,
    webinários, tutoriais e Google Calendar permitem manter todos
    atualizados quanto aos eventos e conteúdos escolares, possibilitando,
    ainda, compartilhamento seletivo;
  • poder de gestão:
    o administrador pode monitorar o compartilhamento e as configurações de
    acesso aos conteúdos, assegurando a melhor usabilidade de acordo com as
    especificidades de cada escola ou turma;
  • privacidade e segurança: as informações são armazenadas em ambientes
    seguros, evitando os riscos inerentes aos ambientes online e oriundos
    de spams indesejados;
  • compatibilidade entre dispositivos: os aplicativos rodam em todos os dispositivos capazes de se conectar à internet;
  • promoção de ambientes educacionais efetivamente colaborativos: a
    criação de comunidades e grupos de discussão simplificam a troca de
    experiência entre alunos e educadores.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre os impactos da
Transformação Digital no ensino público no Brasil e as ferramentas
disponibilizadas pelo Google for Education, chegou a hora de buscar
formas eficientes e, sobretudo, práticas para otimizar as práticas
educacionais da sua instituição .

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